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Diffstat (limited to 'etica')
-rw-r--r--etica/coletiva.md148
-rw-r--r--etica/pessoal.md123
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deleted file mode 100644
index 5746640..0000000
--- a/etica/coletiva.md
+++ /dev/null
@@ -1,148 +0,0 @@
-# Conjunto de Princípios Éticos
-
-Baseado nos [princípios das mídias e grupos livres](https://encontro.fluxo.info/Principal/ConjuntoDePrincipiosEticos).
-
-0. Sobre a mobilidade dos princípios: Todos os princípios podem ser a qualquer
-momento modificados ou abandonados desde que não sejam mais a expressão
-imanente das relações que se constituem através das ações coletivas.
-
-1. Sobre a autonomia: grupos e mídias livres renunciam e se recusam a recorrer
-a qualquer entidade política que não a si próprias para constituir sua
-legalidade e sua normatividade, por acreditar que a sua única fonte legítima é
-sua emergencia a partir dos laços de confiança e solidarieade entre
-participantes e de cada participante com os coletivos por eles constituídos.
-
-2. Sobre a apropriação pública: As mídias e os grupos livres defendem e
-promovem a apropriação pública dos meios de produção (rejeita a sua apropriação
-privada) e, em específico dos meios de produção de bens simbólicos e culturais
-e aos produtos do trabalho intelectual e imaterial.
-
-3. Sobre o licenciamento: As mídias e os grupos livres usam licenciamento
-livre, apoiam explicitamente os novos direitos autorais e consideram
-especialmente inaceitável a apropriação privada do trabalho intelectual /
-imaterial. aqui, bem que podia aparecer alguma vinculação das licenças com
-propostas de escambo, economia solidária, moeadas locais, permacultura,
-comércio justo... tipo: inventar uma licença que permitisse a circulação em
-sistemas de mercado não-capitalistas. Talvez, exigindo para isso o
-consentimento (tácito?) dos envolvidos
-
-4. Sobre o acesso público: As mídias e os grupos livres criam plataformas de
-comunicação mediática e espaços simbólicos de acesso público em que se rejeita
-absolutamente a monopolização vertical da produção mediática; embora
-estabeleçam princípios éticos e políticos para o acesso aos suportes, não há
-controle sobre a produção de "conteúdo", permitindo que uma pluralidade de
-organizações possam se utilizar dos mesmos canais de comunicação.
-
-5. Sobre a diversidade: As mídias e os grupos livres visam aumentar a
-diversidade dos pontos de vista e estimular o debate argumentativo, recusa
-apoiar práticas da política institucional e veda o proselitismo religioso,
-político-institucional e/ou propaganda comercial.
-
-6. Sobre a gestão: As mídias e os grupos livres usam e desenvolvem
-sistematicamente mecanismos de gestão anti-hierárquicos e baseados na geração
-de consensos a partir da argumentação pública; ou seja, rejeitam (ou evitam ao
-máximo), como práticas de organização: a representação política e a votação
-plebiscitária. A divisão funcional é adotada com ponderação, sob avaliação
-coletiva e de maneira ocasional.
-
-7. Sobre as invenções: As mídias e os grupos livres propiciam e estimulam a
-invenção estética, tecnológica e política, na medida em que tomam a organização
-social, a cultura e o corpo como realidades dignas de serem transformados e
-aperfeiçoados. Nesse sentido, as mídias e os grupos livres defendem a liberdade
-de conhecimento e de acesso a ele; para contribuir com a concretização destas
-liberdades, as mídias e os grupos livres incentivam o uso de softwares livres e
-a publicação em formatos livres (.ogg para áudio, .png para imagens, etc.) e
-em, caso isso não seja possível, em formatos proprietários mas que sejam
-públicos (.rtf e .pdf para textos, .mpg para vídeos, etc.). As mídias e os
-grupos livres não incentivam o uso de formatos proprietários (.doc para texto,
-.ppt para apresentação de slides, etc.).
-
-8. Sobre as pesquisas e as metodologias: As mídias e os grupos livres promovem
-a pesquisa, o desenvolvimento e pratica de metodologias para a apropriação dos
-recursos de comunicação pelos públicos, através do que buscam transformar em
-práticas cotidianas dos cidadãos a produção de comunicação mediática e o seu
-uso público político.
-
-9. Sobre a expansão e a organização em redes: A lógica de expansão das mídias e
-grupos livres segue a de formação dos rizomas (e não da árvores): formam novas
-organizações quando o contingente de participantes aumenta, adensam as
-interconexões (comunicação lateral) entre as organizações e evitam que
-indivíduos e grupos de influência se coloquem no lugar de intermediários
-políticos.
-
-10. Sobre doações: Se recebem dinheiro, o fazem apenas como doação, ou seja:
-qualquer apoiador deve saber que seus recursos não serão empregados senão para
-os fins estritos de criação de espaços comunicativos livres, sendo vedadas as
-práticas de mercantismo cultural, social ou político. Tais doações são aceitas
-apenas se anônimas (isto é, não publicizadas). Dinheiro governamental ou
-empresarial não é aceito.
-
-11. Sobre auto-sustentabilidade: As mídias e grupos livres estimulam a geraçãoo
-de mecanismos de autosustentabilidade (ou "autodependência") local e
-comunitária. Exemplos: venda de camisetas, comidas, rifas, organização de
-festas, mostra de videos, etc. Tratam-se de atividades criadas e organizadas
-para estimular a vivência em coletivo e a escapar das práticas capitalistas. É
-recomendável que, dentro dos grupos e entre eles, exista uma socialização dos
-recursos e que os individuos também adotem essa prática, compartilhando
-recursos pessoais com o coletivo, para criar ambientes de solidariedade
-comunitária, onde ninguém seja excluído por falta de recursos.
-
-12. Sobre a gestão financeira: Para garantir essas condições de financiamento,
-toda a gestão financeira das mídias e grupos livres é publica: tanto as
-informações contábeis quanto a participação nas decisões são acessíveis às
-pessoas concernidas nas ações desta organização.
-
-13. Sobre a privacidade: As mídias e os grupos livres defendem a
-inviolabilidade da intimidade e a privacidade do indivíduo, especialmente
-contra sua exploração capitalista, por meio de dispositivos de identificação de
-padrões comportamentais. No caso da implementação de sistemas emergentes de
-identificação de padrões de uso nas plataformas das mídias e grupos livres,
-todos os concernidos têm pleno acesso ao seu funcionamento e os podem alterar
-sempre que desejarem (através de processos de formação argumentativa de
-consensos, vide acima).
-
-14. Sobre a espetacularização: As mídias e os grupos livres não se utilizam da
-espetacularização ou maravilhização. Quer dizer, realmente estamos precisados
-de conceituar e expressar verbalmente o que estamos tomando sob
-"espetacularização" e "maravilhização": quase a totalidade dos grupos de hoje
-trabalham demais com a espetacularização: as ações que escolhem são as mais
-espetacularizadas possíveis (tanto é que não vemos os grupos trabalharem com a
-mesma intensidade em coisas de base ou em estrutura), eles tem uma preocupação
-imensa em mostrar o que estão fazendo, em trabalhar com mídia, etc. Isso deve
-ser uma herança da dita mídia tática e de mais um monte de coisa e acho que
-deveriam ser analisados, tem que ter uma crítica. Porque às vezes os logotipos
-parecem surgir antes mesmo das ações.
-
-15. Sobre uma sociedade livre: As mídias e os grupos livres comprometem-se com
-o projeto de construção de uma sociedade livre, igualitária e com respeito ao
-meio ambiente.
-
-16. Sobre a garantia de expressão: As mídias e os grupos livres trabalham no
-sentido de garantir um espaço para que qualquer pessoa, grupo (de afinidade
-política, de ação direta, de artivismo) e movimento social - que estejam em
-sintonia com esses objetivos - possam publicar sua própria versão dos fatos.
-
-17. Sobre a distinção entre produtor/a e consumidor/a: As mídias e os grupos
-livres trabalham no sentido de romper o papel de espectador(a) passivo/a e
-transformando a prática midiática ao romper com a mediação do/a jornalista
-profissional e com a interferência de editores/as no conteúdo das matérias.
-
-18. Sobre a transformação da sociedade: As mídias e os grupos livres favorecem
-conteúdos informacionais sobre transformação social ou que retratem as
-realidades dos/as oprimidos/as ou as lutas dos novos movimentos. Sobre a
-união: As mídias e os grupos livres trabalham no sentido de unir esforços para
-uma real democratização da sociedade, primando sempre por privilegiar a
-perspectiva dos/as oprimidos/as. Em função disso, esperamos uma atitude
-construtiva e tolerante entre os/as participantes do sítio; afinal, queremos
-juntar forças, não lutar entre nós.
-
-19. Sobre a intolerância: As mídias e os grupos livres lutam contra o racismo,
-o sexismo e outros tipos de intolerância.
-
-20. Sobre a remuneração pelo trabalho: As mídias e os grupos livres funcionam
-exclusivamente a partir de trabalho voluntário.
-
-21. Sobre a capitalização sobre trabalho: As mídias e os grupos livres não
-devem permitir que seus voluntários/as capitalizem em cima do seu trabalho
-voluntário, seja adicionando tal trabalho em seu currículo ou seja por obter
-benesses através do uso do nome do grupo ou da mídia livre.
diff --git a/etica/pessoal.md b/etica/pessoal.md
deleted file mode 100644
index 9a69e51..0000000
--- a/etica/pessoal.md
+++ /dev/null
@@ -1,123 +0,0 @@
-# Ética Pessoal
-
-Motivação
----------
-
-Código é lei? Código pode também ser ética. Se existem
-[protocolos](https://protocolos.fluxo.info) e [códigos de
-conduta](https://www.debian.org/vote/2014/vote_002) atuando no nível de grupos,
-é importante também haver procedimentos de auxílio para relações em nível
-individual.
-
-Pressupostos
-------------
-
-* Como cantou Daminhão Experiência, "O mundo foi bem feito / todo mundo tem
- defeito".
-* Saber quando pisar dentro e fora do quadrado.
-* Noções básicas de postura social.
-
-Cuidados
---------
-
-Não é a intenção deste breve guia:
-
-* Se transformar numa rocha inalterável e inflexível de como as relações
- humanas devem ser.
-* Criar um protocolo que dificulte relações e deixe as pessoas apartadas.
-
-Este guia é mais uma referências de aspectos a serem pensados em relações com pessoas.
-
-Objetivos
----------
-
-Grosso modo:
-
-* Calma.
-* Alegria.
-* Agilidade.
-* Sangue-bonismo.
-* Companheirismo.
-* Solidariedade, fraternidade, alteridade, autruísmo.
-
-Pisando no quadrado
--------------------
-
-Este é um checklist de procedimentos e código de conduta. Você tem uma ideia de
-como se portar em cada um desses items?
-
-* Comunicação implícita e explícita:
- * O que pode ser assumido de antemão.
- * O que não pode ser assumido de antemão.
-* Separação entre aspectos da vida:
- * Profissional, político e pessoal.
- * Amizades e afinidades.
- * Público e privado.
-* Lidando com conhecimento:
- * Criando um canal e um encorajamento explícito para contatos, sugestões e críticas.
- * Fomentando a formação e a inclusão de mais pessoas no ativismo técnico e na difusão do conhecimento.
- * Tendo uma melhor comunicação com grupos e pessoas próximas.
- * Definir melhor e de forma pública o funcionamento e a participação.
-* Relacionamento:
- * [Alteridade](http://www.revolucoes.org.br/v1/conferencia/alteridade).
- * Generosidade.
- * Alimentação.
- * Liberdade de associação e de não-associação, tanto para propósitos gerais quanto específicos.
- * Responsabilidade e zelo.
- * Buscar facilitar as relações e situações, ao invés de dificultar a fluidez dos relacionamentos.
- * Comportamentos evitados: trolling, bullying, spamming, etc.
- * Gentileza gera gentileza.
- * Proceder: humildade, respeito, responsa.
- * Assiduidade, pontualidade e atrasos.
- * Política de assinatura de chaves.
- * Participação em debates e discussões.
- * Favores e reciprocidade.
- * Fidelidade (compromisso) e lealdade (espontâneo).
- * Sobre a confiança (contextual e total) e a alteridade.
- * Pronomes de tratamento e linguagem inclusiva.
- * Discussão, facilitação, opiniões (e mudança de opiniões), respeito a rodadas e falas:
- * Discussão de temas em geral.
- * Discussão periódica da relação.
- * Comunicação mediada (virtual):
- * [Netiqueta](https://tools.ietf.org/html/rfc1855).
- * Lei de [Postel](https://en.wikipedia.org/wiki/Jon_Postel): "Be
- liberal in what you accept, and conservative in what you send".
- * Como lidar com ausência de resposta.
- * Como a ausência de resposta é interpretada.
- * Assuntos públicos, semi-públicos e privados: como lidar com mensagens
- privadas evitando concentração de informação e canais laterais que
- possam prejudicar organizações horizontais.
- * Emoticons, cordialidade e polidez.
- * Quando assinar comunicação, quando não assinar, modo anônimo.
- * Comunicação ao vivo:
- * Pronomes.
- * Cumprimentos (aperto de mão, beijo, saudação).
-* Sistematizando formas de lidar com situações diversas:
- * [Defence mechanisms](https://en.wikipedia.org/wiki/Defence_mechanisms).
- * Círculo Restaurativo.
- * Comunicação não-violenta.
- * Linguagem inclusiva.
- * Situações críticas: como não reproduzir instituições burguesas (tribunal,
- prisão, manicômio) ou arcaicas (ostracismo, linchamento, etc)?
- * Facilitação e resolução de conflitos.
- * [Conflito e Consenso](https://docs.indymedia.org/Local/CmiBrasilConflitoConsenso).
- * [Conflict resolution](https://simple.wikipedia.org/wiki/Conflict_resolution).
- * Referências
- * [General Resolution: code of conduct](https://www.debian.org/vote/2014/vote_002), [Anti-harassment team - Debian](https://wiki.debian.org/AntiHarassment).
- * [Código de conduta da SquatConf](https://github.com/squatconf/organisation/blob/master/code_of_conduct.md#squatconf-code-of-conduct).
- * [Código de Conduta do Mediawiki](https://www.mediawiki.org/wiki/Code_of_Conduct).
- * [Contributor Covenant: A Code of Conduct for Open Source Projects](http://contributor-covenant.org/).
- * [Universal Declaration of Human Rights | United Nations](http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/index.html).
-
-Exemplo
--------
-
-Subconjunto de baixa complexidade necessária:
-
-0. Saúde é o que interessa!
-
-1. Não importa o que aconteça, duas coisas precisam ser constantes na vida:
- estudar e se exercitar (circuito do aprendizado e da experiência).
-
-2. De resto, não leve nada a sério mas sempre se engaje! Que venha a farra, a
- alegria e a solidariedade/generosidade!