aboutsummaryrefslogtreecommitdiff
diff options
context:
space:
mode:
-rw-r--r--trunk/doc/mkbuild-pt_BR.tex33
1 files changed, 26 insertions, 7 deletions
diff --git a/trunk/doc/mkbuild-pt_BR.tex b/trunk/doc/mkbuild-pt_BR.tex
index 33de6fc..2b82598 100644
--- a/trunk/doc/mkbuild-pt_BR.tex
+++ b/trunk/doc/mkbuild-pt_BR.tex
@@ -50,9 +50,28 @@
%\abstract{...}
-\section{Introdução}
+\section*{Introdução}
+
+O \textit{mkbuild} é um programa em \textit{script shell} que auxiliar na construção de pacotes para o \textit{Slackware}. A grosso modo, o \textit{mkbuild} é um construtor de \textit{Slackbuild}\footnote{\textit{SlackBuilds} são \textit{script} utilizado para a construção de um pacote binário de um programa, no \textit{Slackware}.}. Ele opera a partir de um arquivo de parâmetros e de modelos de \textit{Slackbuilds} parametrizados.
+
+Este texto apresenta informações úteis para utilização do \textit{mkbuild} na construção destes arquivos de parâmetros, bem como configurar e utilizar modelos de \textit{SlackBuilds} e outras personalizações.
+
+O \textit{mkbuild} é uma ferramenta distribuída juntamente com o \textit{simplepkg}, um projeto do grupo Slack.Sarava. Para a utilização desta ferramenta você deverá instalar o pacote conforme as instruções abaixo:
+
+\begin{verbatim}
+# LASTVERSION=`lynx -dump http://slack.sarava.org/packages/noarch/ \
+ | grep 'simplepkg-.*\.tgz' | awk '{print $2}'`
+# wget $LASTVERSION
+# installpkg simplepkg-*.tgz
+\end{verbatim}
+
+Para mais informações veja os links abaixo:
+
+\begin{itemize}
+ \item http://slack.sarava.org/simplepkg - Descrição de todo o projeto \textit{Simplepkg}, por Rhatto - coordenador do projeto \textit{Slack.Sarava};
+ \item http://slack.sarava.org/node/25 - Tutorial básico de instalação do \textit{Simplepkg}, por rafael2k - um grande colaborador.
+\end{itemize}
-O \textit{mkbuild} é um programa em \textit{script shell} destinado a construção de \textit{Slackbuilds}, \textit{scripts} utilizados para a construção de pacotes no \textit{Slackware}. O texto a seguir apresenta informações úteis para utilizar o \textit{mkbuild} na construção destes \textit{scripts}, bem como configurar e utilizar modelos de \textit{SlackBuilds} e outras personalizações.
\section{O modelo generic.mkSlackBuild}
@@ -62,7 +81,7 @@ O \textit{mkbuild} utiliza o modelo padrão \textit{generic.mkSlackBuild}, armaze
/etc/simplepkg/defaults/mkbuild/
\end{verbatim}
-Este modelo é uma versão setorizada do \textit{generic.SlackBuild}, levemente modificada. O \textit{generic.SlackBuild} é um modelo genérico de \textit{Slackbuilds} criado por nosso colega e colaborador Luis, para servir como modelo para a construção dos \textit{Slackbuilds}. Outros modelos setorizados podem ser utilizados pelo \textit{mkbuild}, a única limitação é quanto ao nome da seção \textit{slackdesc}, que não poderá ser alterada.
+Este modelo é uma versão setorizada do \textit{generic.SlackBuild}, levemente modificada. O \textit{generic.SlackBuild} é um modelo genérico de \textit{Slackbuilds} criado por nosso colega e colaborador Luís, para servir como modelo para a construção dos \textit{Slackbuilds}. Outros modelos setorizados podem ser utilizados pelo \textit{mkbuild}, a única limitação é quanto ao nome da seção \textit{slackdesc}, que não poderá ser alterada.
\subsection{Os Campos}
@@ -186,7 +205,7 @@ O \textit{mkbuild} utiliza quatro variáveis de configuração em /etc/simplepkg/si
\item[MKBUILDS\_DIR] diretório onde serão guardados os \textit{.mkbuilds} criados. Necessário para o uso com a opção \textbf{-c}, \textit{commit}. Padrão /var/simplaret/mkbuilds;
\item[SLACKBUILDS\_SVN] endereço do repositório subversion dos \textit{SlackBuilds}. Mantenha o valor padrão;
\item[MKBUILDS\_SVN] endereço do repositório subversion dos \textit{SlackBuilds}. Mantenha o valor padrão;
- \item[COLOR_MODE] define modo de cores para o \textit{mkbuild} e \textit{createpkg}. Padrão \textit{none}, preto e branco.
+ \item[COLOR\_MODE] define modo de cores para o \textit{mkbuild} e \textit{createpkg}. Padrão \textit{none}, preto e branco.
\end{description}
@@ -608,7 +627,7 @@ Entenda-se por \textit{pacote bem comportado}, pacotes que podem ser construídos
# ./configure && make && make install
\end{verbatim}
-\nodeps e cujo o nome da fonte obedeça o padrão: \textit{NOME.DO.PACOTE-VERSÃO.tar.EXTENSÃO}}. Um bom exemplo disto é o pacote do dosbox, o qual será usado como exemplo nesta seção.
+e cujo o nome da fonte obedeça o padrão: \textit{NOME.DO.PACOTE-VERSÃO.tar.EXTENSÃO}. Um bom exemplo disto é o pacote do dosbox, o qual será usado como exemplo nesta seção.
Inicie a construção do \textit{.mkbuild} com o comando abaixo:
@@ -710,7 +729,7 @@ Como o \textit{caracter de controle} \textbf{menos} também serve como referência
\subsection{mkpatch: Aplicando uma segunda alteração}
-Para uma segunda alteração ao modelo, vou alterar a forma de instalação e fazer mais algumas edições a seção \textit{strip_binaries}:
+Para uma segunda alteração ao modelo, vou alterar a forma de instalação e fazer mais algumas edições a seção \textit{strip\_binaries}:
\begin{verbatim}
#p>
@@ -735,7 +754,7 @@ Para uma segunda alteração ao modelo, vou alterar a forma de instalação e fazer
A segunda alteração, troca a linha de comentário adicionado a palavra \verb!Setup! e por fim o comando de instalação, para a chamada \verb!./setup! \dots
-A terceira alteração é feita à seção \textit{strip_binaries}, onde os dois comando \verb!find! são trocados por um terceiro mais simples.
+A terceira alteração é feita à seção \textit{strip\_binaries}, onde os dois comando \verb!find! são trocados por um terceiro mais simples.
\section{Apêndice-A}