blob: 7a751db9775a472c2e1fddb71426d7dc3e5fff7f (
plain)
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
|
2. Ambientes de desenvolvimento
===============================
- Neste curso será adotado o sistema operacional GNU/Linux como plataforma básica de trabalho.
- Porém, o conteúdo do curso pode ser facilmente adaptado para outros sistemas.
- Se você usa Windows ou MacOSX para desenvolvimento e quiser seguir normalmente o curso, recomendamos a criação de uma máquina virtual em GNU/Linux usando o Vagrant de acordo com a aula de `DevOps <devops.html>`_.
2.1 - Ambiente básico e a guerra dos editores de texto
------------------------------------------------------
2.1 - Ambiente básico
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
- Editor de texto ou IDE: produz código.
- Emulador de terminal: execução de tarefas.
- Navegador web: ambiente de teste.
2.1 - Editores
~~~~~~~~~~~~~~
- Vantagens dos IDEs (NetBeans, Eclipse, Aptana, etc):
- Ambiente de desenvolvimento integrado.
- Vantagens dos editores de texto (Atom, Emacs, VIM, Notepad++, gedit etc):
- Simplicidade.
- Performance.
2.2 - Emulador de terminal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
2.3 - Fluxo de trabalho
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
- Diário de bordo: de um arquivo de texto a um blog sobre desenvolvimento.
- Organização de pastas.
- Backups.
2.4 - Scripts e templates
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
- Scripts de produtividade.
- Templates de desenvolvimento.
Atividades
----------
#. Teste diversos editores de textos e IDEs disponíveis para sua plataforma de desenvolvimento. Avalie cada um deles em termos de performance, funcionalidades, facilidade de uso e adaptação. A preferência pela plataforma de desenvolvimento varia muito de pessoa para pessoa: tente descobrir a sua!
#. Crie uma pasta para o seu projeto.
Referências
-----------
- `Atom <https://atom.io/>`_.
- `Lime Text Editor <http://limetext.org/>`_.
|