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author | Silvio Rhatto <rhatto@riseup.net> | 2016-03-08 22:02:16 -0300 |
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Agile, Kanban, Scrum e XP
-rw-r--r-- | aulas/metodologias.rst | 104 |
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diff --git a/aulas/metodologias.rst b/aulas/metodologias.rst index 283a684..ea005f6 100644 --- a/aulas/metodologias.rst +++ b/aulas/metodologias.rst @@ -110,6 +110,19 @@ ZTD é um GTD simplificado e mais estruturado: - Eficiência do código aberto. - Agile: conjunto de princípios. +1.5 - Agile +~~~~~~~~~~~ + +Mesmo havendo valor nos itens à direita, os itens à esquerda são mais +valorizados: + +- Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas +- Software em funcionamento mais que documentação abrangente +- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos +- Responder a mudanças mais que seguir um plano + +Link: http://www.manifestoagil.com.br + 1.5 - Metodologias populares ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ @@ -118,6 +131,95 @@ ZTD é um GTD simplificado e mais estruturado: - Kanban: controle coletivo de tarefas. - Híbridação: Scrumban + XP :D +1.5 - Kanban +~~~~~~~~~~~~ + +O Kanban é uma metodologia de trabalho baseada em três princípios: + +1. Visualizar o fluxo de trabalho, o que é feito tipicamente usando um + quadro físico, afixado numa parede, ou virtual, usando um gestor + de software. + +2. Limitar o trabalho em andamento, determinando quantos itens + podem se encontrar em cada etapa. + +3. Acompanhar o tempo de execução de cada tarefa, ou templo de ciclo, + para que você possa otimizar o trabalho futuro e prever melhor + a duração média de cada tarefa e calibrar o limite de tarefas + que podem estar em cada etapa do fluxo, descobrindo assim + quais são os gargalos da equipe. + +1.5 - Kanban: fluxo de trabalho +~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ + +É fundamental no Kanban usar um quadro dividido em colunas, cada +uma delas representando uma etapa do fluxo de trabalho (itens a fazer, +em desenvolvimento, em teste, entregue, etc). Você também pode dividir +o quadro em linhas para delimitar cada componente do seu produto, +mas isso não é sempre necessário. + +Em seguida, escolha o limite inicial de tarefas que podem se encontrar em +cada etapa. Lembre-se que o Kanban é empírico! + +Por fim, divida então o trabalho em tarefas menores, escreva cada uma delas +num cartão e afixe-as no quadro Kanban. + +Conforme as tarefas passam de etapa, os respectivos cartões são movidos ao +longo do quadro Kanban. + +1.5 - Scrum +~~~~~~~~~~~ + +O scrum prevê uma equipe pequena, muito coesa e que queira atingir objetivos +bem definidos em períodos de tempo pequenos, tipicamente de 2 a 4 semanas. + +A cada ciclo de trabalho, ou sprint, é estabelecida uma entrega comum para todo +o time. Isso vai pautar a equipe numa série de tarefas que contribuam para esse +objetivo seja atingido. + +O scrum define alguns papéis de facilitação do processo para ajudar a resolver +problemas e impedimentos do processo de trabalho. + +1.5 - Scrum: fluxo de trabalho +~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ + +1. No início do sprint, a equipe realiza uma reunião de planejamento, + estabelecendo quais tarefas serão realizadas de acordo com prioridade, + esforço necessário, etc. + +2. Diariamente, o time faz uma reunião rápida de avaliação do dia anterior + e onde cada integrante da equipe informa no que trabalhará no dia atual + e quais dificuldades está enfrentando. + +3. Ao final do sprint, o time realiza duas reuniões: uma para apresentar + o trabalho realizado e outra para avaliar quais mudanças no processo + de trabalho precisam ser realizadas. + +1.5 - XP +~~~~~~~~ + +O Extreme Programming, ou XP, é útil em projetos com escopo pouco +definido ou que mudam com muita frequência. + +Ele assume uma equipe pequena e um desenvolvimento incremental, onde uma versão +simples do projeto é implementada logo de início e é melhorada a cada iteração. + +1.5 - XP: fluxo de trabalho +~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ + +O Extreme Programming parte de uma ideia simples: se uma boa prática é boa +mesmo, ela pode ser levada ao extremo. + +Por exemplo: se a revisão do código é uma boa prática, por que não fazê-la +continuamente através da programação em pares, isto é, com duas pessoas +sentadas na mesma estação de trabalho fazendo o código juntas? A qualidade +do código resultante é bem alta. + +Outras ideias do XP incluem a integração contínua com testes frequentes +do código, desenvolvimento orientado a testes, refatoração do código +sempre que necessário, a padronização do código, design simples, releases +frequentes e interatividade com o cliente. + 1.6 - Começando um projeto -------------------------- @@ -215,3 +317,5 @@ Imagens: - `(Engenharia de Software - Edi\347\343o 45.pdf) - A6 - 45-6- Kanbam.pdf <http://www.garcia.pro.br/EngenhariadeSW/artigosMA/A6%20-%2045-6-%20Kanbam.pdf>`_. - `Extreme Programming, XP metodologia desenvolvimento ágil | XP | DesenvolvimentoAgil.com.br <http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/>`_. - `Scrum: metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos | Scrum | DesenvolvimentoAgil.com.br <http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/>`_. +- `Kanban e scrum: obtendo o melhor de ambos <http://jkolb.com.br/wp-content/uploads/2013/09/Kanban-e-Scrum.pdf>`_. +- `Extreme Programming: Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade: Capítulo 1 <http://novatec.com.br/livros/extreme/capitulo8575220470.pdf>`_. |