diff options
author | Silvio Rhatto <rhatto@riseup.net> | 2019-05-06 19:13:47 -0300 |
---|---|---|
committer | Silvio Rhatto <rhatto@riseup.net> | 2019-05-06 19:13:47 -0300 |
commit | d0ae5493dd2f7871e4f49277a6089851eb505c46 (patch) | |
tree | 533879c5a7e610a959891cd29ae0a9dfcfb8811a /events/2019 | |
parent | 3b896bb5e21ae5cf5f49ff038d601e18fd46de2a (diff) | |
download | blog-d0ae5493dd2f7871e4f49277a6089851eb505c46.tar.gz blog-d0ae5493dd2f7871e4f49277a6089851eb505c46.tar.bz2 |
Events: 2019: CryptoRave
Diffstat (limited to 'events/2019')
-rw-r--r-- | events/2019/cryptorave.md | 6 | ||||
-rw-r--r-- | events/2019/cryptorave/criptosalsa.md | 91 | ||||
-rw-r--r-- | events/2019/cryptorave/mil-e-uma-noites.md | 8 |
3 files changed, 105 insertions, 0 deletions
diff --git a/events/2019/cryptorave.md b/events/2019/cryptorave.md new file mode 100644 index 0000000..de80aac --- /dev/null +++ b/events/2019/cryptorave.md @@ -0,0 +1,6 @@ +[[!meta title="CryptoRave 2019"]] + +Atividades realizadas na [CryptoRave 2019](https://cryptorave.org): + +* [As 1001 Cartas do Baralho OPSEC](mil-e-uma-cartas). +* [CriptoSalsa](criptosalsa). diff --git a/events/2019/cryptorave/criptosalsa.md b/events/2019/cryptorave/criptosalsa.md new file mode 100644 index 0000000..cc07c91 --- /dev/null +++ b/events/2019/cryptorave/criptosalsa.md @@ -0,0 +1,91 @@ +[[!meta title="CriptoSalsa"]] + +Expressão corporal como processo de desrobotização. + +## Sumário + +Sessão prática para dançar salsa em estilo livre! Dance só ou em companhia! +Afugente o tédio e a angústia balançando sua carcaça! + +Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre dança, muito menos a ideia de +que para dançar é preciso já "saber" dançar. + +## Descrição + +Seguindo o exemplo do projeto [Tour Delírio](https://tourdelirio.com), esta é +uma iniciativa de re-aproximação entre música, dança e tecnologias de expressão +e socialização no contexto do capitalismo de vigilância que, além de coletar +informações, também induz comportamentos, reconfigurando não apenas o corpo +como principalmente o seu movimento. + +Gleick já apontara, em seu livro sobre Informação o fato que "os tambores +`[africanos]` transmitiam informações. Em suas próprias culturas, em certos casos +um tambor podia ser um instrumento de sinalização, bem como o clarim e o sino, +usados para transmitir um pequeno conjunto de mensagens: atacar; recuar; ir à +igreja. Mas eles `[europeus]` jamais poderiam imaginar que os tambores falassem." + +Tambores codificam informação muito antes de Morse ou Shannon terem seus +insights. A dança é uma resposta ao som do tambor e, em muitos casos, também +retroalimenta a execução musical nas situações de contato direto entre quem +baila e quem toca a percussão. + +A dança, longe de ser uma manifestação puramente "emocional' (para quem opera +este tipo de divisão), também utiliza diversos recursos cognitivos de noção +espacial e de poliritmia que podem ser entendidos dentro do esquema de +agrupamentos de Piaget: é a partir da experimentação do sistema motor que surge +o pensamento abstrato, que posteriormente pode incidir de volta nas execuções +motoras. + +Mas chega de bláblablá e vamos dançar! Nesta prática ninguém falará nada: +ouviremos música enquanto coreografamos de acordo com nossas percepções e +afetos, passeando do broacast (alguém propondo passos) ao multicast (todo mundo +se influenciando). Dialogaremos apenas usando nossos corpos. + +## Notes + +Necessário um local com chão liso porém não escorregadio e onde seja possível +tocar música em volume razoável sem causar nas outras atividades. + +## Roteiro + +|| Música || Movimentações || +|| Wendell Rivera - Manhattan || Alongamentos: ombros, braços, plexo solar, pernas || +|| Richard Bona & Mandekan Cubano - Jokoh Jokoh || Ouvir e bater a clave || +|| Idem || Posição de dança européia versus afrocubana || +|| Idem || Pés marcando o tempo || +|| Idem || Idem, andando || +|| Idem || Idem, em dupla || +|| Idem || Idem, fazendo figuras diversas, em dupla || +|| Idem || Pés marcando os três tempos e a pausa da salsa || +|| Idem || Idem, andando pra frente e pra trás || +|| Idem || idem, andando pra frente e pra trás alternadamente || +|| Idem || Passo básico da salsa, no tempo || +|| Idem || Passo básico lateral || +|| DJ Alexio - Primera || Improvisação múltipla || +|| La Maxima 79 - Fabry's Swing || Improvisação múltipla || +|| Rio Salsa - Mezcla || Improvisação múltipla || +|| Papucho & Manana - Tu Papi soy Jo || Improvisação múltipla || +|| JG el Dueño del Party || Improvisação múltipla || +|| Los 4 - Arrebatate || Improvisação múltipla || +|| Los 4 - Lo Que Tengo Yo || Improvisação múltipla || +|| Calle Real - Rompiendo Murallas || Improvisação múltipla || + +## BOM + +* [x] Baralho mais recente. +* [x] Caixa de som. +* [x] Cabo de áudio. +* [x] Dispositivo com playlists. +* [x] Playlist Baralho. +* [x] Playlist Salsa. +* [x] Roteiro salsa. +* [x] Velas pretas, vermelhas etc. +* [x] Isqueiro. +* [x] Goró. +* [x] Gorro. +* [x] ~~Castiçais~~. +* [x] ~~Capa~~. +* [x] ~~Cartola~~. +* [x] ~~Charutos~~. +* [x] ~~Clave~~. +* [x] ~~Lenço de rumbero~~. diff --git a/events/2019/cryptorave/mil-e-uma-noites.md b/events/2019/cryptorave/mil-e-uma-noites.md new file mode 100644 index 0000000..569c5dc --- /dev/null +++ b/events/2019/cryptorave/mil-e-uma-noites.md @@ -0,0 +1,8 @@ +[[!meta title="As 1001 Cartas do Baralho OPSEC"]] + +Traga seu cobertor de mendigo, sua bebida favorita e uma comida calórica pra suportar +o frio implacável numa madrugada em que contaremos histórias para nos manter com vida e com calor. + +Vamos compartilhar pão, vinho e causos num piquenique noturno à beira dos Grandes Expurgos. + +ATENÇÃO PANACAS: vai ficar pequeno pra quem ministrar Boa Noite Cinderela na moçada. Estamos de olho na qualidade do grogue. |