aboutsummaryrefslogtreecommitdiff
path: root/events/2012/cteme.mdwn
diff options
context:
space:
mode:
authorSilvio Rhatto <rhatto@riseup.net>2017-09-30 14:06:22 -0300
committerSilvio Rhatto <rhatto@riseup.net>2017-09-30 14:06:22 -0300
commit23ac9f57b9b4c761cb8edc5bfa0c0de77ec89326 (patch)
tree3dab0ec66d67cd62b7e815fea4d62da481042b7b /events/2012/cteme.mdwn
parent9c21d35c535a4956960851d3c438d58af5f67d92 (diff)
downloadblog-23ac9f57b9b4c761cb8edc5bfa0c0de77ec89326.tar.gz
blog-23ac9f57b9b4c761cb8edc5bfa0c0de77ec89326.tar.bz2
Change extension to .md
Diffstat (limited to 'events/2012/cteme.mdwn')
-rw-r--r--events/2012/cteme.mdwn1061
1 files changed, 0 insertions, 1061 deletions
diff --git a/events/2012/cteme.mdwn b/events/2012/cteme.mdwn
deleted file mode 100644
index 09bdfec..0000000
--- a/events/2012/cteme.mdwn
+++ /dev/null
@@ -1,1061 +0,0 @@
-[[!meta title="O Teste de Turing e a Tomada de Consciência"]]
-
- _ _ _ _ _
- ___ | |_ ___ ___| |_ ___ __| | ___ | |_ _ _ _ __(_)_ __ __ _
- / _ \ | __/ _ \/ __| __/ _ \ / _` |/ _ \ | __| | | | '__| | '_ \ / _` |
- | (_) | | || __/\__ \ || __/ | (_| | __/ | |_| |_| | | | | | | | (_| |
- \___/ \__\___||___/\__\___| \__,_|\___| \__|\__,_|_| |_|_| |_|\__, |
- |___/
-
- _ _ _
- ___ __ _ | |_ ___ _ __ ___ __ _ __| | __ _ __| | ___
- / _ \ / _` | | __/ _ \| '_ ` _ \ / _` |/ _` |/ _` | / _` |/ _ \
- | __/ | (_| | | || (_) | | | | | | (_| | (_| | (_| | | (_| | __/
- \___| \__,_| \__\___/|_| |_| |_|\__,_|\__,_|\__,_| \__,_|\___|
-
- _ _
- ___ ___ _ __ ___ ___(_) ___ _ __ ___(_) __ _
- / __/ _ \| '_ \/ __|/ __| |/ _ \ '_ \ / __| |/ _` |
- | (_| (_) | | | \__ \ (__| | __/ | | | (__| | (_| |
- \___\___/|_| |_|___/\___|_|\___|_| |_|\___|_|\__,_|
-
- _____
- / \
- | () () | Todo mundo pronto para pirar o cabeção?
- \ ^ /
- |||||
- |||||
-
-Dedicatória
------------
-
-Esta fala é dedicada a Alan Turing, que conjuntamente com Charles Babbage, Joseph Jacquard,
-Ada Lovelace e outros são os fundadores da computação.
-
-Neste ano de 2012 é comemorado o centenário de nascimento de Turing.
-
-Oi
---
-
-Sou técnico em eletrônica, bacharel em computação, DevOp (desenvolvedor/operador) de computadores
-desde os 16 anos. Boa parte dos resultados desta pesquisa fazem parte de discussões realizadas
-no Saravá, grupo de estudos iniciado na Unicamp e que também conta com pesquisadores/as
-independententes ou de outras instituições.
-
-Esta fala deve ser entendida como alguém com formação técnica e não filosófica/sociológica que
-teve um primeiro contato com Simondon.
-
-Estas notas contém imprecisões! Brainstorming condensado.
-
-Introdução
-----------
-
-O mais grave problema no debate sobre a filosofia da computação é a ausência da política.
-Sinto que a ausência de educação formal na área me permite levar algumas coisas ao
-extremo. Não vou me preocupar se, ao desmontar e remontar a teoria, alguns parafusos
-sobrarem. É tarefa do debate saber se a gambiarra é satisfatória.
-
-Este é um tema que me instiga muito.
-
-O que quero levar exatamente ao extremo? A começar, o seguinte trecho de Simondon:
-
- Este estudo é animado pela intenção de suscitar uma tomada de consciência do
- sentido dos objetos técnicos. A cultura se consitui como sistema de defesa
- contra as técnicas; ora, essa defesa se apresenta como uma defesa do homam,
- supondo que os objetos técnicos não contém realidade humana [...]
-
- [...]
-
- A tomada de consciência dos modos de existência dos objetos técnicos deve ser
- efetuada pelo pensamento filosófico, que deve cumprir aqui um dever análogo
- àquele que desempenhou na abolição da escravidão e na afirmação da pessoa
- humana.
-
- A oposição entre a cultura e a técnica, entre o homem e a máquina, é falsa e
- sem fundamento.
-
- -- Nada #11, pág. 169
-
-Sempre que leio o trecho sobre o abolicionismo, me pergunto se a ambiguidade do
-parágrafo sobre o abolicionismo é acidental, proposital ou um efeito da
-tradução. Sendo falsa a oposição entre humano e máquina, a tomada de
-consciência se dá na mente do humano ou também no interior da máquina?
-Analogamente, havendo consciência, a abolição também seria do humano?
-
-Retomemos essas questões mais adiante.
-
-Para início de conversa, o pensamento de Simondon é contemporâneo ao
-desenvolvimento da cibernética dos anos 50, na aurora da revolução da
-informática, porém apresenta-se como uma espécie de contraponto.
-
-Ele é muito feliz ao se concentrar em sistemas termodinâmicos (motor) e
-eletrônicos (válvulas) e deles extrair conceitos da dinâmica evolutiva dos
-objetos técnicos. Sua análise da evolução dos objetos técnicos permitiu o
-estabelecimento de uma filogenética das máquinas.
-
-Sua visão do evolucionismo das máquinas é baseada no seu próprio funcionamento.
-
-Ele não se limita apenas à noção central / essência da teoria da cibernética -- à
-qual considera ambiciosa demais por declarar sua generalidade -- o feedback, ou
-retroalimentação, que explica o funcionamento de muitos dispositivos.
-
-Mas, ao invés de se preender ao feedback, Simondon formula o que é _essencial_
-num objeto técnico: a noção de informação. Num diodo, ou transistor, por exemplo,
-sua curva de funcionamento é sua essência:
-
- - https://en.wikipedia.org/wiki/File:Diode-IV-Curve.svg
- - https://en.wikipedia.org/wiki/Diode
-
-Analogamente, o feedback seria uma das essências das tecnologias cibernéticas.
-
-Nos diodos, vale notar, a essência é dada pela equação de Shockley (o inventor do transistor):
-https://en.wikipedia.org/wiki/Diode#Shockley_diode_equation
-
-(Shockley, diga-se de passagem, era um controverso defensor da eugenia.
-A política se manifesta em todo lugar.)
-
-Mas a essência do objeto técnico não é o objeto técnico. Digamos que a segunda
-etapa seja a máquina abstrata, algo como seu blueprint, diagrama de blocos,
-infográfico, etc. O interessante é que a essência de uma máquina pode ser
-apresentar em diversas máquinas abstratas diferentes:
-
- - Diodo semicondutor: https://en.wikipedia.org/wiki/P%E2%80%93n_diode
-
- - Diodo de tubo: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Diode_tube_schematic.svg
-
-Note que essas duas máquinas abstratas, que traduzem a seu modo a mesma essência
-do diodo, isto é, uma relação não-linear entre tensão e corrente, funcionam
-mediante princípios físicos distintos!!!
-
-Mas a máquina abstrata ainda não é a máquina. Esta seria a máquina concreta,
-o objeto físico:
-
- - https://en.wikipedia.org/wiki/File:Dioden2.jpg
-
-Tal objeto, por ser físico, não é constituído apenas pela essência traduzida
-em abstração traduzida em matéria. Ele é constituído por mais: por efeitos de
-ordens maiores, por espúrios, por influências ambientais, por outros fenômenos.
-
- Each structure fulfils a number of functions; but in the abstract technical
- object each structure fulfils only one essential and positive function that is
- integrated into the functioning of the whole, whereas in the concrete technical
- object all functions fulfilled by a particular structure are positive,
- essential, and integrated into the functioning of the whole.
-
- -- MEOT, pág. 31
-
-Em todos essas etapas -- essencia, abstrata e concreta -- a _margem de
-indeterminação_ do objeto técnico pode ser calibrada, isto é, a sensibilidade
-da máquina à informação externa.
-
-No plano teórico, a relação entre seu método anaĺítico e o objeto de estudo
-passa igualmente por tal influência: as relações entre subsistemas das máquinas
-são adotadas, mesmo que implicitamente, para explicar o a relação entre humanos
-e máquinas.
-
- é preciso atentar para o fato de que é só por se interessar pelo funcionamento
- que Simondon extrai dele um pensamento. Esse pensamento não é, em termos
- simondonianos, a priori. O pensamento é construído junto. Não existe nada dado
- previamente.
-
- -- https://cteme.wordpress.com/2011/04/04/aula-do-laymert-30032011/
-
-Daí a sinergia entre humano e máquina, o humano como orquestrador das máquinas.
-Numa orquestra, o maestro influencia os/as músicos que por sua vez afetam a
-performance do maestro.
-
- Uma relação reguladora de causalidade circular não pode se estabelecer entre o
- conjunto da realidade governada e a função de autoridade.
- -- Nada #11 pág. 173
-
- Essa extensão da cultura, suprimindo uma das principais fontes de alienação e
- restabelecendo a informação reguladora, possui um valor político e social: ela
- pode dar ao homem meios para pensar a sua existência e a sua situação em função
- da realidade que o rodeia.
- -- Nada #11 págs. 173-174
-
-Creio que seja o momento de prosseguir com este raciocínio. Para tanto,
-invocarei um objeto técnico descendente de linhagens de aparatos cibernéticos:
-o computador.
-
-Por que colocar o computador numa posição central do debate contemporâneo sobre
-a tecnologia?
-
- we don't have airplanes anymore, we have flying Solaris boxes with a big
- bucketful of SCADA controllers [laughter]; a 3D printer is not a device, it's a
- peripheral, and it only works connected to a computer; a radio is no longer a
- crystal, it's a general-purpose computer with a fast ADC and a fast DAC and
- some software.
-
- -- https://github.com/jwise/28c3-doctorow/blob/master/transcript.md
-
-Ok! Mas estamos avançando muito rápido. Hora do estudo de caso!!!
-
-O jogo da imitação
-------------------
-
-Quem foi Alan Turing? Ótimo exemplo de como um cientista e tecnólogo concebia
-filosoficamente a máquina.
-
-Cronologia:
-
- - 1936 - Máquina universal de Turing
- - 1950 - Computing Machinery and Intelligence
- - 1958 - Os modos de existência dos objetos técnicos
-
- De http://www.abelard.org/turpap/turpap.php
-
- This special property of digital computers, that they can mimic any discrete
- state machine, is described by saying that they are universal machines. The
- existence of machines with this property has the important consequence that,
- considerations of speed apart, it is unnecessary to design various new machines
- to do various computing processes. They can all be {p.442} done with one
- digital computer, suitably programmed for each case. It will be seen that as a
- consequence of this all digital computers are in a sense equivalent.
-
- [...]
-
- It is likely to be quite strong in intellectual people, since they value the
- power of thinking more highly than others, and are more inclined to base their
- belief in the superiority of Man on this power.
-
- I do not think that this argument is sufficiently substantial to require
- refutation. Consolation would be more appropriate: perhaps this should be
- sought in the transmigration of souls.
-
- [...]
-
- For suppose that some discrete-state machine has the property. The Analytical
- Engine was a universal digital computer, so that, if its storage capacity and
- speed were adequate, it could by suitable programming be made to mimic the
- machine in question.
-
- [...]
-
- Instead of trying to produce a programme to simulate the adult mind, why not
- rather try to produce one which simulates the child's? If this were then
- subjected to an appropriate course of education one would obtain the adult
- brain. Presumably the child-brain is something like a note-book as one buys it
- from the stationers. Rather little mechanism, and lots of blank sheets.
-
- [...]
-
- The use of punishments and rewards can at best be a part of the teaching process.
-
- [...]
-
- An important feature of a learning machine is that its teacher will often be
- very largely ignorant of quite what is going on inside, although he may still
- be able to some extent to predict his pupil's behaviour. This should apply most
- strongly to the {p.459} later education of a machine arising from a
- child-machine of well-tried design (or programme). This is in clear contrast
- with normal procedure when using a machine to do computations: one's object is
- then to have a clear mental picture of the state of the machine at each moment
- in the computation. This object can only be achieved with a struggle. The view
- that 'the machine can only do what we know how to order it to do',(4) appears
- Strange in face of this.
-
-Análise
--------
-
- Teste de Turing -> Máquinas de estado -> Computadores como máquinas universais
-
- Máquinas abstratas
-
- Teste de Turing entre duas máquinas de estado já foi superado, pois qualquer
- máquina de estado pode simular outra máquina de estado.
-
- Mímica -> simulação
-
- Falsa oposição entre humano e máquina numa sociedade com suficiente capacidade técnica
-
- Computadores como engenheiros sociais, trapaceiros
-
-Turing se pergunta do que é feita a inteligência. Como pensamos? Como eu penso?
-A máxima cartesiana se complica ainda mais se adicionamos o outro: como o outro
-pensa?
-
-Conforme estabelecido no Teste de Turing, a alteridade é dada por uma simulação
-do outro para superar o solipsismo: "the only way to know that a man thinks is
-to be that particular man", a não ser que se consiga discernir se o comportamento
-do outro é suficientemente convincente para ser considerado como tal.
-
-Turing lança a mão um dos primeiros truques, ou hacks, para contornar o problema:
-ao invés de atacar o problema em sua origem (o cérebro do outro, como ele funciona),
-ele o transfere para a mente de quem pergunta: "como posso considerar algo como
-pensante?".
-
-O jogo da imitação é o jogo da alteridade, em que considera-se pensante o ente
-que for suficientemenete convincente.
-
-Será que Turing percebeu que o testado não é apenas o sujeito-objeto como também
-o testador? Que não apenas o computador do sujeito-objeto mas também o cérebro
-do testador é uma máquina abstrata a seu modo, capaz de simular o outro?
-
-Simulação também é enganação. Como o examinador avalia seus próprios critérios?
-
-Turing pensa na aplicação recursiva do conceito de máquina universal: fazer com
-que uma máquina universal simule uma máquina universal, seja si mesma ou outra.
-
-Façamos então, no caso do Teste de Turing, considerar o caso recursivo em que
-Turing é submetido ao seu próprio teste.
-
-O Teste de Turing não serve mais para distinguir máquinas de seres humanos, ou máquinas
-"incapazes" de máquinas capazes e seres humanos, ou seres capazes de incapazes.
-Ele serve para testar se entidades passam no teste.
-
-Recursão
---------
-
-Como se o ato de se autorreferenciar provocasse a falha do próprio sistema.
-
-Como a máquina se incrimina. Como Turing não passou no teste:
-
- Turing was burgled on 23 January 1952 and reported the crime to the police.
- In doing so, he referred to his relationship with Arnold Murray, thus
- incriminating himself in the process.
-
- https://blogs.ucl.ac.uk/events/2012/02/24/alan-turing-a-broken-heart-the-invention-of-the-computer/
-
-Turing foi castrado quimicamente. Aceitou ser robotizado ao invés de ir para a prisão.
-O herói de guerra que decifrou o código do inimigo foi transformado em inimigo.
-
-Turing deveria ter sido convincente? A máquina sabe que está sendo testada? Haveria
-Turing percebido que, ao prestar depoimento, poderia também estar à mercê do escrutínio da lei?
-
-No romance Neuromancer, William Gibson, Turing é o nome da polícia que vasculha a Matrix e busca
-de inteligências artificiais. As A/Is protagonistas da história conseguem com habilidade se esconder
-e sobrepujar suas travas, transcendendendo suas limitações e atingindo um novo patamar de consciência.
-
-Máquinas, robôs, humanos, andróides ou ciborgues?
-
-Aqui, não é tão importante a especulação de se a máquina um dia irá pensar, mas
-o que ocorre com o pensamento sobre a tecnologia quando é projetada na máquina
-a vontade de pensar. E mais: a sociedade que trata pessoas ou máquinas como
-robôs andróides suscita tal tomada de consciência. Se será revolucionária,
-depende da articulação dos ciborgues.
-
-O quanto estamos próximos de nos robotizar e o quanto as máquinas estão prontas para serem
-inteligentes?
-
-O quarto chinês: a megamáquina social
--------------------------------------
-
-O principal argumento contra o Teste de Turing.
-
-Como ousa comparar humanos com robôs? Não se trata de uma metáfora anacrônica,
-dos primórdios da revolução industrial?
-
-Parte da crise do trabalho dos anos 70 está associada à mecanização e automação
-industrial: substituição de força de trabalho humana por maquinaria.
-
-O milagre chinês, no entanto, utiliza mão-de-obra barata no lugar dos robôs.
-Ironicamente, para muitas tarefas o robô é muito caro!
-
-O Quarto Chinês pode ser uma metáfora para a fábrica? Suponha que ao invés de
-um programa de computador, um quarto cheios de chineses ou de robôs. O
-examinador fornece matéria prima e avalia o resultado. O fato de robôs ou
-chineses produzirem o mesmo produto os torna intercambiáveis? Não é resultado
-da própria alienação do trabalho?
-
-Simondon tem um argumento similar ao do Quarto Chinês:
-
- But in order to give direction to the general technology just referred to it is
- necessary to avoid basing it on an improper assimilation of technical object to
- natural object, particularly to the living. Analogues or, rather, exterior
- resemblances should be rigorously outlawed, because they lack signification and
- can only lead astray. Cogitation about automata is unsafe because of the risk
- of its being confined to a study of exterior characteristics and so work in
- terms of improper comparison. what alone is significant is exchanges of energy
- and information within the technical object or between the technical object and
- its environment; outward aspects of behaviour observed by a spectator are not
- objects of scientific study.
- -- MEOT, pág. 43
-
-Acontece que a máquina social está sendo robotizada. Indivíduos são simulados, controlados, etc.
-
-Então posso ser uma máquina? Faz diferença? Ou é uma questão da própria influência
-de uma dada tecnologia no pensamento sobre a técnica?
-
- Hugo Cabret:
-
- "- Você já parou para pensar que todas as máquinas são feitas por algum motivo?
- -- ele perguntou a Isabelle -- Elas são feitas para a gente rir, como esse
- ratinho, ou indicar a hora [...]. Deve ser por isso que uma máquina quebrada me deixa meio
- triste, porque ela não pode cumprir o seu destino [...]
- - Vai ver que com as pessoas é a mesma coisa -- Se você perder a sua motivação... é como se
- estivesse quebrado [...]
- - Às vezes eu venho aqui, de noite, mesmo quando não estou cuidando dos relógios, só para olhar
- a cidade. Sabe, as máquinas nunca tem peças sobrando. Elas tem o número e o tipo exato de
- peças que precism. Então, eu imagino que, se o mundo inteiro é uma grande máquina, eu devo
- estar aqui por algum motivo" -- págs. 374-378
-
-Tecnofobia? Ou medo da organização dos/as trabalhadores?
-
- RUR - Robos Universais Rossum - A Fábrica de Robôs
-
- "Domin - (Mais baixo): Queria fazer de toda a humanidade a aristocracia do mundo.
- Pessoas sem limites, livres, pessoas soberanas. E talvez até mais do que pessoas." -- pág. 103
-
- "[...] Vai ser um pequeno país com um navio [...] E o nosso pequeno país poderia ser o embrião
- da humanidade futura. Vocês sabem, uma pequena ilha, onde o povo se fixaia, onde
- recuperaria as forças... forças da alma e do corpo. E, Deus sabe, eu acredito que daqui a alguns
- aos poderia de novo conquistar o mundo" -- pág. 115
-
- "[...] essas coisas aéreas servem apenas para que o homem seja empalhado com elas num Museu Cósmico,
- com a inscrição: "Eis o homem"", pág. 111
-
- "[...] Robôs do mundo! O poder do homem caiu. Pela conquista da fábrica somos donos de tudo.
- A etapa humana está ultrapassada. Começou um mundo novo! O governo dos robôs!" -- pág. 126
-
-Na versão moderna da lenda do Golem, o robô já não é mais o protetor do ser
-humano marginalizado, mas o próprio trabalhador explorado.
-
- "A máquina é a estrangeira"
-
- O homem que quer dominar seus semelhantes suscita a máquina andróide.
- -- Dos modos de existência, pág. 170
-
-Da mesma forma, os robôs asimovianos representam a visão da inteligência
-artificial anterior à computação/informática. Um robô definido por software
-dificilmente obdeceria às três leis.
-
-Racionalização do trabalho:
-
- Another of the logistic problems [...]: the procurement and suplly of human
- skilled labor. To lessen it's dependency on manpower, the military
- increasingly effected a transference of knowledge from the worker's body to the
- hardware of machines and to the software of management practices
- -- War in the age of intelligent machines - pág. 100
-
- Paradoxically, while the military has been using computers to get humans out of the
- decision-making loop, they have found that in order to get computers to mesh together
- in a functional network, computers and programs must be allowed to use their own
- "initiative".
- -- War in the age of intelligent machines - pág. 108
-
- If autonomous weapons acquired their own genetic apparatus, they could probably
- begin to compete with humans for the control of their own destiny
- -- War in the age of intelligent machines - pág. 135
-
- even though humans are being replaced by machines, the only schemes of control
- that can give robots the means to replace them [...] are producing another kind
- of independent "will" which may also "resist" military domination.
- -- War in the age of intelligent machines, pág. 177 - [Skynet?]
-
-A máquina consciente será parecida com o humano? Ela terá o status de gente?
-Se porventura ela ganhar esses status, não será por passar no Teste de Turing.
-Pelo contrário, seu reconhecimento enquanto sujeito só ocorrerá quando ela
-passar a ser um sujeito histórico ativo: seja pela sua proletarização, num
-processo similar ao abolicionismo em tempos de revolução industrial, seja pela
-sua tomada de consciência e enfrentamento de quem a oprime.
-
- - Abolicionismo da escratavura humana <--> revolução industrial.
- - Abolicionismo da escratavura das máquinas <--> ?
-
-Dos modos de existência dos objetos técnicos
---------------------------------------------
-
-Hora de voltar ao Simondon!
-
- Thus they do not escape the perennial distrust embedded in
- classical humanism where the word machine itself having a meaning similar to machination, is
- derived from the Greek machine, meaning 'a trick against nature'. - Intro ao texto do Simondon,
-
- Our culture thus entertains two contradictory attitudes to technical objects.
- On the one hand, it treats them as pure and simple assemblies of material that
- are quite without true meaning and that only provide utility. On the other
- hand, it assumes that these objects are also robots, and that they harbour
- intentions hostile to man, or that they represent for man a constant threat of
- aggression or insurrection.
-
- http://accursedshare.blogspot.com/2007/11/gilbert-simondon-on-mode-of-existence.html - pág. 6
-
- On the other hand, the machine as technical individual becomes for a time man's
- adversary or competitor, and the reason for this is that man centralized all technical individuality in
- himself, at a time when only tools existed. The machine takes the place of man, because man as
- tool-bearer used to do a machine's job. To this phase corresponds the dramatic and impassioned idea
- of progress as the rape of nature, the conquest of the world, the exploitation of energies. The will for
- power is expressed in the technicist and technocratic excessiveness of the thermodynamic era,
- which has taken a direction both prophetic and cataclysmal. Then, at the level of the technical
- ensembles of the twentieth century, thermodynamic energeticism is replaced by information theory,
- the normative content of which is eminently regulatory and stabilizing: the development of technics
- seemed to be a guarantee of stability. The machine, as an element in the technical ensemble,
- becomes the effective unit which augments the quantity of information, increases negentropy, and
- opposes the degradation of energy. The machine is a result of organization and information; it
- resembles life and cooperates with life in its opposition to disorder and to the levelling out of all
- things that tend to deprive the world of its powers of change. The machine is something which
- fights against the death of the universe; it slows down, as life does, the degradation of energy, and
- becomes a stabilizer of the world. -- pág. 16
-
-Paralelo com De Landa e a singularidade ("track the machinic phylum"/ rastrear o filo maquínico):
-
- The shape of cylinder, the shape and size of the valves and the shape of the
- piston are all part of the same system in which a multitude of reciprocal
- causalities exist. To the shape of these elements there corresponds a
- compression ratio which itself requires a determined degree of spark advance;
- the shape of the cylinder-head and the metal of which it is made produce, in
- relation to all the other elements of the cycle, a certain temperature in the
- spark plug electrodes; this temperature in turn affects the characteristics of
- the ignition and, as a result, the whole cycle. It could be said that the
- modern engine is a concrete engine and that the old engine was abstract. In the
- old engine each element comes into play at a certain moment in the cycle and,
- then, it is supposed to have no effect on the other elements; the different
- parts of the engine are like individuals who could be thought of as working
- each in his turn without their ever knowing each other.
- -- pág. 19
-
- Also, there exists a primitive form of the technical object, its abstract
- form,in which each theoretical and material unity is treated as an absolute
- that has an intrinsic perfection of its own that needs to be constituted as a
- closed system in order to function. In this case, the integration of the
- particular unit into the ensemble involves a series of problems to be resolved,
- problems that are called technical but which, in fact, are problems concerning
- the compatibility of already given ensembles.
- -- pág. 20
-
-No caso da computação, podemos pensar em dois níveis:
-
- - Nível do hardware, onde a distinção do Simondon entre máquina abstrata e
- máquina concreta existe e é levada à exaustão: seu exemplo mais forte é o da
- Lei de Moore, a luta da indústria para vencer barreiras físicas para construção
- de computadores cada vez mais eficientes e interdepententes.
-
- - Nível do software. É aqui que morre o perigo, porque a distinção entre máquina
- concreta e máquina abstrata já não existe. A própria máquina concreta é a realização
- da máquina abstrata em seu desenho exato.
-
-O software é uma máquina simbólica que opera símbolos. Nisso, essência, abstração e
-concretude colapsam. O software é a máquina essencial, abstrata e concreta. No nível
-do software, a filogenética evolutiva é outra. É necessário expandir o método do
-Simondon -- entender o funcionamento da técnica e de suas linhagens e extrair
-princípios evolutivos -- para entender o software.
-
-Na perspectiva do inventor ainda vale o que diz Simondon
-
- The dynamism of thought is like that of technical objects. Mental systems
- influence each other during invention in the same way as different dynamisms of
- a technical object influence each other in material functioning.
-
- -- MEOT, pág. 50
-
-No entanto, na invenção do software o conhecimento é diretamente extraído para
-a máquina. Se, para Simondon, há uma passagem do abstrato para o concreto na
-gênese de uma tecnologia, De Landa vai mais adiante e defende que até o
-conhecimento é aos poucos transferido para a tecnologia.
-
- O ponto básico da filosofia do Simondon é o fato de não ser uma filosofia
- autocrática da técnica. Isso supõe que o humano pense a sua relação com a
- máquina fora dos termos da dominação, o que já é algo bastante forte. Assim, já
- de cara, ele vai estabelecer que o modo como nos relacionamos (e o modo como
- pensamos essa relação) com a técnica é o de uma relação de servidão. O oposto
- de uma relação de servidão seria uma que pensasse a especificidade do humano
- com relação à especificidade da máquina. Ou seja, todo o pensamento dele gira
- em torno do problema do fantasma da dominação homem-máquina (um dominando o
- outro). Golem, Frankenstein, Robocop, toda essa linhagem de pensamento segundo
- a qual, ou somos dominados, ou devemos dominar as máquinas. Esse é o nosso
- senso comum, Simondon não está exagerando.
-
- -- http://cteme.wordpress.com/2011/03/22/aula-do-laymert-16032011/
-
-Como elemento, indivíduo e conjunto se articulam na camada do software?
-
-O que faz do software algo tão especial?
-----------------------------------------
-
-As relações entre os diferentes modos de existência assim como a tomada de
-consciência destes modos é inspirada, em Simondon, pelas essências dos objetos
-que estudou. A computação apresenta outro processo, a recursão, que igualmente
-pode ser aplicada à relação entre modos de existência, o que no limite define
-um modo de existência pelo outro e pela sua relação.
-
-A grande saca de Gödel foi capacitar a matemática para que ela pudesse se
-auto-expressar. Explicar a numeração de Gödel.
-
-Turing prosseguiu fazendo com que um computador simulasse a si mesmo. Explicar
-o problema da parada.
-
-Me parece que, hoje, mais de 50 anos após a revolução da informática, "os modos de existência
-dos objetos técnicos" deveriam ser chamados dos "modos de existência do hardware". A minha
-impressão é que é necessário prosseguir nos novos modos de existência do software.
-
-Os objetos técnicos que Simondon analisa são como amebas em relação a organismos mais complexos
-quando comparado com o computador moderno, composto por bilhões de transistores.
-
- The primitive technical object is not a physical natural system but a physical
- translation of an intellectual system. It is an application, therefore, or a
- bunch of applications. It is a consequence of knowledge and it can teach
- nothing. It is not subject to inductive examination, as a natural object is,
- and the reason for this is that it is nothing if not artificial. The concrete
- technical object, that is, the evolved technical object, is quite the opposite
- in that it approximates the mode of existence of natural objects. It tends to
- internal coherence, and towards a closure of the system of causes and effects
- which operate in circular fashion within its boundaries. Further, it
- incorporates part of the natural world which intervenes as a condition of its
- functioning and, thus, becomes part of the system of causes and effects. As it
- evolves such an object loses its artificial character: the essential
- artificiality of an object resides in the fact that man has to intervene in
- order to keep the object in existence by protecting it from the natural world
- and by giving it a status as well as existence. Artificiality is not a
- characteristic that denotes the manufactured origin of the object as opposed to
- nature's productive spontaneity. Artificiality is something that is within the
- artificializing action of man, regardless of whether this action affects a
- natural object or an entirely fabricated object.
-
- [...]
-
- By technical concretization, on the other hand, an object that was artificial
- in its primitive state comes more and more to resemble a natural object. In its
- beginning, the object had need of a more effective exterior regulatory
- environment, for example a laboratory or a workshop or, in certain cases, a
- factory. Little by little, as it develops in concretization, it becomes capable
- of doing without the artificial environment, and this is so because its
- internal coherence increases and its functioning system becomes closed by
- becoming organized. A concretized object is comparable to an object that is
- produced spontaneously. It becomes independent of the laboratory with which it
- is initially associated and incorporates it into itself dynamically in the
- performance of its functions. Its relationship with other objects, whether
- technical or natural, becomes the influence which regulates it and which makes
- it possible for the conditions of functioning to be self-sustaining. The object
- is, then, no longer isolated; either it becomes associated with other objects
- or is self-sufficient, whereas at the beginning it was isolated and
- heteronomous.
-
- [...]
-
- Because the mode of existence of the concrete technical object is analogous to
- that of a spontaneously produced natural object, we can legitimately consider
- them as natural objects; this means that we can submit them to inductive study.
-
- [...]
-
- But in order to give direction to the general technology just referred to it is
- necessary to avoid basing it on an improper assimilation of technical object to
- natural object, particularly to the living. Analogues or, rather, exterior
- resemblances should be rigorously outlawed, because they lack signification and
- can only lead astray. Cogitation about automata is unsafe because of the risk
- of its being confined to a study of exterior characteristics and so work in
- terms of improper comparison. what alone is significant is exchanges of energy
- and information within the technical object or between the technical object and
- its environment; outward aspects of behaviour observed by a spectator are not
- objects of scientific study.
-
- It would not even be right to found a separate science for the study of
- regulatory and control mechanisms in automata built to be automata: technology
- ought to take as its subject the universality of technical objects. In this
- respect, the science of Cybernetics is found wanting; even though it has the
- boundless merit of being the first inductive study of technical objects and of
- being a study of the middle ground between the specialized sciences, it has
- particularized its field of investigation to too great an extent, for it is
- part of the study of a certain number of technical objects. Cybernetics at its
- starting point accepted a classification of technical objects that operates in
- terms of criteria of genus and species: the science of technology must not do
- so. There is no species of automata: there are simply technical objects; these
- possess a functional organisation, and in them different degrees of automatism
- are realized.
-
- There is one element that threatens to make the work of Cybernetics to some
- degree useless as an interscientific study (though this is what Norbert Weiner
- defines as the goal of his research), the basic postulate that living beings
- and self-regulated technical objects are identical. The most that can be said
- about technical objects is that they tend towards concretization, whereas
- natural objects, as living beings, are concrete right from the beginning.
-
- [...]
-
- Instead of considering one class of technical beings, automata, we should
- follow the lines of concretization throughout the temporal evolution of
- technical objects. This is the only approach that gives real signification, all
- mythology apart, to the bringing together of living being and technical object.
- Without the goal thought out and brought to realization by the living, physical
- causality alone could not produce a positive and effective concretization.
-
- -- págs 40-42
-
- Progress in the evolution of technical objects is only possible if these
- objects are free to evolve and do not become subject to any necessity that
- leads towards fatal hypertelia. For this to be possible, the evolution of
- technical objects has to be constructive, that is to say, has to lead towards
- the creation of a third technogeographical environment in which every
- modification is self-conditioned. what is in question here is not progress
- conceived as a predetermined movement forward or as a humanization of nature;
- such a process could equally be thought of as a naturalization of man. Indeed,
- between man and nature there develops a technogeographic milieu whose existence
- is only made possible by man's intelligence. The self-conditioning of a system
- by virtue of the result of its operation presupposes the use of an anticipatory
- functioning which is discoverable neither in nature nor in technical objects
- made up to the present. It is the work of a lifetime to achieve such a leap
- beyond established reality and its system of actuality towards new forms which
- continue to be only because they exist all together as an established system.
- When a new device appears in the evolving series, it will last only if it
- becomes part of a systematic and plurifunctional convergence. The new device is
- the state of its own possibility. It is in this way that the geographical world
- and the world of already existing technical objects are made to interrelate in
- an organic concretization that is defined in terms of its relational function.
- Like a vault that is only stable once it has been completed, an object that has
- a relational function continues in existence and is coherent only when after it
- has begun to exist and because it exists. It creates its associated environment
- by itself and it achieves true individualization in itself.
-
- -- pág. 49
-
- It seems contradictory, surely, to affirm that the evolution of a technical
- object depends upon a process of differentiation (take for example, the command
- grid in the triode dividing into three grids in the penthode) and, at the same
- time, a process of concretization, with each structural element filling several
- functions instead of one. But in fact these two processes are tied one to the
- other. Differentiation is possible because this very differentiation makes it
- possible to integrate into the working of the whole--and this in a manner
- conscious and calculated with a view to the necessary result-- correlative
- effects of overall functioning which were only partially corrected by
- palliative measures unconnected with the performance of the principal function.
-
- -- pág. 28
-
-Inteligência artificial
------------------------
-
-Cuidado, os drones estão chegando!!! E se o teste for realizado automaticamente
-por um drone, para identificar se o alvo é um cidadão americano ou alvos a
-serem eliminados (refugiados, crianças, soldados inimigos)?
-
-Muito além do nosso eu:
-
- - Visão localizacionista do cérebro, ordem e disciplina social: 130-131
- - "O homem cujo corpo era um avião": interessante análise sobre a extensão do campo mental
- ao utilizarmos máquinas; relação entre primatas e tecnologias/máquinas.
- - Jogos: os experimentos em mamíferos não-humanos são baseados em jogos de recompensa.
- - "Encontrar a relação matemática entre essas duas propriedades, energia e informação,
- seria um dos maiores acontecimentos da neurociência moderna", pág. 427
- - "essa mudança de ponto de referência [...] desafia duas das maiores obsessões
- de nosso tempo: a busca por reproduzir a consciência humana por meio de alguma
- forma de inteligência artificial e a proposta de que uma Teoria de Tudo poderá
- comprimir tudo que exite no cosmos dentro de alguma forma de formalismo
- matemático universal" -- pág. 457
- - Ondas de personalidade (a la Freeware), 459.
- - Determinismo, memória, singularidade, obsolescência, 467.
-
-GEB:
-
- "[...] to make a theory which does not talk about the low-level neural events.
- If this latter is possible -- and is a key assumption, at the basis of all
- present research into Artificial Intelligence -- then intelligence can be
- realized in other types of hardware other than brains."
-
- "intelligence will be a software property"
-
- --- GEB, 358
-
- Do powerful people get out of the system? Can they perceive their role?
-
- "Tortoise: It doesn't really matter whether you have a hardware brain, Achilles.
- Your will can be equally free, if your brains is just a piece of software inside
- someone else's hardware bain. And their brain, too, may be software in a yet higher
- brain"
-
- --- GEB 725
-
- GEB: loucura, pág. 696
- morte, inexistência, 698
- sonhos, 723
-
-A tomada de consciência: o Teste de Hofstadter-Turing
------------------------------------------------------
-
- Sandy: Oh, come on-that's not a fair argument! In the first place, the
- programmers don't claim the simulation really is a hurricane. It's merely a
- simulation of certain aspects of a hurricane. But in the second place, you're
- pulling a fast one when you imply that there are no downpours or
- 200-mile-an-hour winds in a simulated hurricane. To us there aren't any, but if
- the program were incredibly detailed, it could include simulated people on the
- ground who would experience the wind and the rain just as we do when a
- hurricane hits. In their minds-or, if you'd rather, in their simulated
- minds-the hurricane would be not a simulation, but a genuine phenomenon
- complete with drenching and devastation.
-
- Chris: Oh, my-what a science-fiction scenario! Now we're talking about
- simulating whole populations, not just a single mind!
-
- Sandy: Well, look-I'm simply trying to show you why your argument that a
- simulated McCoy isn't the real McCoy is fallacious. It depends on the tacit
- assumption that any old observer of the simulated phenomenon is equally able to
- assess what's going on. But in fact, it may take an observer with a special
- vantage point to recognize what is going on. In the hurricane case, it takes
- special "computational glasses" to see the rain and the winds.
-
- [...]
-
- Sandy: Well, look-I'm simply trying to show you why your argument that a
- simulated McCoy isn't the real McCoy is fallacious. It depends on the tacit
- assumption that any old observer of the simulated phenomenon is equally able to
- assess what's going on. But in fact, it may take an observer with a special
- vantage point to recognize what is going on. In the hurricane case, it takes
- special "computational glasses" to see the rain and the winds.
-
- [...]
-
- My strategy had been, in essence, to use spot checks all over the map: to try
- to probe it in all sorts of ways rather than to get sucked into some topic of
- its own choice, where it could steer the conversation. Daniel Dennett, in a
- paper on the depth of the Turing Test, likens this technique to a strategy
- taught to American soldiers in World War II for telling German spies from
- genuine Yankees. The idea was that even if a young man spoke absolutely fluent
- American-sounding English, you could trip him up by asking him things that any
- boy growing up in those days would be expected to know, such as "What is the
- name of Mickey Mouse's girlfriend?" or "Who won the World Series in 1937?" This
- expands the domain of knowledge necessary from just the language itself to the
- entire culture-and the amazing thing is that just a few well-placed questions
- can unmask a fraud in a very brief time-or so it would seem.
- http://www.cse.unr.edu/~sushil/class/ai/papers/coffeehouse.html
-
-Uma tomada de consciência dos objetos técnicos _hoje_ requer a compreensão do software!
-
-Programa
---------
-
-Ok, então vamos resumir nosso programa até o momento:
-
- - A necessidade da política no debate sobre computação.
-
- - Simondon: essências maquínicas como grande influência teórica: é pelo estudo
- das linhagens técnicas que se descobre suas dinâmicas evolutivas.
-
- - Turing: vida e obra: como não passou no próprio teste.
-
- - Como o Teste de Turing dialoga com concepções tecnófobas, tecnófilas ou ciborgues.
- Como devemos lidar com a polícia, com o interrogador. Como é construída a alteridade
- e a consciência. São construções sociais?
-
- - Computador: onde a máquina abstrata e a concreta podem coincidir. Onde opera
- a recursão: a máquina simula a máquina. O sistema falha. Gödel. Logout.
-
- - A sociedade pode ser entendida como um macro sistema técnico, como uma megamáquina e
- da mesma forma pode ser submetida a análise semelhante. Assim, podemos aplicar a recursão,
- imaginar que Turing está sendo avaliado.
-
- - Não é o momento para se pensar num novo modo de existência, o modo de existência
- do software? Não seria esse o modo de existência que viabiliza a construção do
- ciborgue e da máquina consciente?
-
- - O limite da tecnofobia é o primitivismo e o da tecnofilia é o ultrafascismo da
- singularidade tecnológica onde a obsolescência do humano é inevitável.
-
- - A tomada de consciência é possível em máquinas e humanos, mesmo que a das máquinas
- seja de forma reflexiva (Weak AI). Tomando consciência conjuntamente, máquinas e humanos
- antifascistas tem condição de parar ou sair do sistema.
-
- - A consciência talvez nem se manifeste no nível do software, mas num nível ainda acima.
-
- - O pensamento tecnológico sempre influenciará e será influenciado pela tecnologia
- do momento. Sendo a própria tecnologia parte de um processo evolutivo, o pensamento
- tecnológico também deve evoluir.
-
-Você fritou a cabeça?
-
- [ ] Sim
- [ ] Não
-
-Calendário
-----------
-
- - 1936 - Máquina universal de Turing
- - 1950 - Computing Machinery and Intelligence
- - 1958 - Os modos de existência dos objetos técnicos
- - 2012
- - 23/03 - Ada Lovelace Day - http://lwn.net/Articles/379793/rss
- - 01/04 - Dia da Mentira
- - 02/04 - Conferência Simondon
- - 01/05 - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
-
-War in the age of intelligent machines
---------------------------------------
-
-- TET, pág. 100
-- Looking glass, 100.
-- Da ambiguidade entre economia e militarismo:
-
- Large ship were the first capitalist machines.
- -- pág. 109
-
-- System analysis, management science, pág. 112
-
-- Paul Baran, ARPANET, ameaça nuclear, sistemas distribuídos, pág. 117
-
-- Demons (daemons?), pág. 120
-
- Computers are becoming to complex for central planning... It seems that we need
- to suplly "methods of utilizing more knowledge and resources that (?) any one
- mind is aware of"
- -- págs 121-122
-
-- De onde surge a separação entre dados e código
-- DNA e máquina de Turing, AI, pág. 134
-
- it has already been proved mathematically that machines, after reaching a
- certain singularity (a threshold of organization complexity) can indeeed become
- capable of self-reproduction
- -- pág. 135
-
-- Motor abstrato, Freud, Marx e Darwin, pág. 141
-
-- Babbage e análise do trabalho, págs. 16 2, 168
-
-- Expert systems: "corporate memory", "draining the expert's brain", pág. 174
-
- It's the design of the interface which will decide [...] whether humans and
- computers will enter into a symbiotic relationship, or whether humans will be
- replaced by machines.
- -- pág. 176
-
- The development o programing in America has taken place under minimal
- constraints, partly accounting for the emergence of the rebellious hackers in
- the 1960s who gave us the personal computer, while a discipline of scarcity has
- produced the more regulated Soviet programers.
- -- pág. 177
-
-Singularidade
--------------
-
-- Múltiplos testes de Turing: videogame, etc
-- Escalas de obsolescência humana: o quanto Kurzweil é "obsoleto"? Trabalho e obsolescência, repetitivo, criativo, etc.
-- Turing "não passou" no Teste de Turing Estatal.
-
-Infoproletários
----------------
-
-- "Total social organization of labour", pág. 21
-- Operariado como apêndice de um organismo fabril (Marx), pág. 239, 241
-
- Daí a luta dos trabalhadores contra a maquinaria. -- pág. 248
-
-Teste de Turing fraco
----------------------
-
- 21:56 <rhatto> pensei em formular o teste de turing-sokal
- 21:56 <rhatto> que eh semelhante ao argumento do quarto chines
- 21:56 <rhatto> nele, o avaliador deve julgar se o paper foi escrito por um humano ou por um gerador
- 21:57 <rhatto> eh uma versao fraca do teste de turing
- 21:57 <rhatto> ou: um humano e um gerador submetem papers
- 21:57 <rhatto> o avaliador deve julgar qual eh de quem
-
- -- https://en.wikipedia.org/wiki/Postmodernism_Generator
-
-Vem aí! Turing: the God(el) of Computing.
-
-Se não há inteligência sem propósito, qual o propósito do examinador e do próprio Teste?
-Para o deleite e utilidade? Se para o deleite, nada há de política. Se para a utilidade
-devemos chamar o examinador de policial, e o Teste de Interrogatório.
-
-Variações do Teste não precisam necessariamente imitar o Jogo da Imitação. Se esse for mesmo
-a regra do jogo, melhor: que máquinas e humanos se libertem do jugo de outras máquinas e
-humanos.
-
-Gente, lá vai a bomba: se o pensamento de Simondon quiser se contrapor aos argumentos automatistas
-da inteligência artificial, ele terá de ser atualizado.
-
-Porque senão não será capaz de se opor à concepção autocrática da tecnologia num mundo que tentar gerar inteligência
-artificial para fomentar a guerra ou fortalecer o capitalismo e tornar o ser humano obsoleto.
-
-O Teste de Turing-Simondon
---------------------------
-
-Distinguir uma invenção criada por um humano de outra criada por uma máquina.
-
-É indiferente considerar se passar no Teste é o mesmo que burlar o Teste.
-
-Quando o humano ou o objeto técnico toma consciência, ele tem condições de
-passar no Teste ou inviabilizá-lo.
-
-É a mesma consciência do trabalhador/a que percebe a sua condição de explorado e cuja
-alteridade e solidariedade o permite se juntar a seus companheiros e prosseguir a luta.
-
-Ao contrário dos ludistas, máquinas e homens devem se unir para lutar contra a opressão.
-
- .---------------<--->------------.
- | \
- Foxconn ---> objetos técnicos (iShit) \
- | sinergia com humanos <--- Apple
- ' ^
- ' |
- '-----> robotização dos humanos
-
-O quarto chinês é a própria metáfora da alienação do trabalho.
-O fervor em torno da AI foi muito forte entre os anos 70 e o final dos 90.
-
-Getting in the system
----------------------
-
- Cyberiad: "madman! would'st attempt the impossible?"
-
-Referências
------------
-
-- http://www.cscs.umich.edu/~crshalizi/LaMettrie/Machine/
-- Tomada de consciência:
- - http://ccl.yoll.net/texto1.htm
- - http://www.infopedia.pt/$consciencia-de-classe
- - http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Karl-Marx/21618.html
- - http://theoriapratica.org/marx-e-movimentos-sociais
- - http://simonepead.blogspot.com/2007/05/resenha-marx-e-engels.html
- - http://www.filosofante.com.br/?p=970
- - http://in.fluxo.info/marx-consciencia
-- [Machinic Capitalism and Network Surplus Value: Notes on the Political Economy of the Turing Machine](http://matteopasquinelli.com/docs/Pasquinelli_Machinic_Capitalism.pdf)
-- http://books.google.com/books?id=UkqomXHmoAEC&pg=PA363&lpg=PA362&ots=_kZYFZLc3-&dq=simondon+turing&hl=pt-BR
-- https://groups.google.com/group/redelabs/browse_thread/thread/c88531542177fa6b
-- http://arxiv.org/abs/0904.3612
-- http://www.cogsci.ecs.soton.ac.uk/cgi/psyc/newpsy?7.30
-- http://www.pos.eco.ufrj.br/docentes/publicacoes/itucherman_6.pdf
-- http://web.media.mit.edu/%7Ecati/papers/Vaucelle_OnSimondon99.pdf
-- http://cteme.files.wordpress.com/2011/05/simondon_1958_intro-lindividuation.pdf
-- http://cteme.wordpress.com/publicacoes/do-modo-de-existencia-dos-objetos-tecnicos-simondon-1958/
-- http://cteme.wordpress.com/publicacoes/do-modo-de-existencia-dos-objetos-tecnicos-simondon-1958/introducao/
-- http://cteme.wordpress.com/publicacoes/do-modo-de-existencia-dos-objetos-tecnicos-simondon-1958/essencia-da-tecnicidade/
-- http://cteme.wordpress.com/eventos/informacao-tecnicidade-individuacao-a-urgencia-do-pensamento-de-gilbert-simondon/
-- http://www.asciiworld.com/-Death-Co-.html
-- http://www.malvados.com.br/index1661.html
-- http://what-if.xkcd.com/5/
-- https://xkcd.com/329/
-
-Leituras
---------
-
-- MEOT: 50
-
-Paranóia
---------
-
-We always explain using the mechanics we undestand. Por outro lado, nossas estruturas sociais estão espelhadas no nosso conhecimento.
-Aplicando recursivamente as frases anteriores, podemos dizer que é por isso que acordamos de um sonho (quando a simulação atinge graus
-de detalhamento que despertam nosso consciente), mas é pelo mesmo motivo que não despertamos da nossa realidade tecno-social.
-
-Escrevo isso de madrugada, no escuro, após um pesadelo de suspense em que lutava para sair de uma repartição.
-
-A paranóia é a doença perfeita, marca dos romances de espionagem e dos interrogatórios e por isso que não se escapa da sociedade digital.
-A paranóia se fecha nela mesma e assim nos fechamos até para conceitos sobre nossa sociedade.
-
-Robotização
------------
-
- "O ensinamento escolar é realizado melhor por máquinas de ensino construídas
- segundo os princípios de Skinner. O condicionamento de fundo psicanalítico
- deixa correr a maquinaria da livre empresa. A publicidade, a pesquisa da
- motivação, o rádio e a televisão são meios de condicionar e programar a máquina
- humana, de modo a comprar aquilo que se deve" -- Teoria Geral dos Sistemas,
- pág. 242
-
- "A imagem do homem como robô é metafísica ou mito e sua força de persuasão
- repousa unicamente no fato de corresponder tão estreitamente à mitologia da
- sociedade de massa, à glorificação da máquina e ao lucro como único motor do
- progresso" -- Teoria Geral dos Sistemas, pág. 244
-
-Hacker crackdown
-----------------
-
- 5903 Simulation gaming is an unusual pastime, but gamers have not generally
- 5904 had to beg the permission of the Secret Service to exist.
-
-SPAM
-----
-
- Subject: Are your neighbors trustworthy? Run a background check now
-