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author | Silvio Rhatto <rhatto@riseup.net> | 2017-01-13 19:28:00 -0200 |
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diff --git a/books/filosofia/metodo.mdwn b/books/filosofia/metodo.mdwn index ce608e8..056ad10 100644 --- a/books/filosofia/metodo.mdwn +++ b/books/filosofia/metodo.mdwn @@ -2,6 +2,7 @@ ## Geral +* Complexidade: complementaridade, concorrência e antagonismo de opostos em circuito. * Método, originalmente caminhada, 36. * Jogo, 111. * Simples, homologia e equivalência, 181. @@ -128,3 +129,37 @@ existem e acontecem. Já a complexificação pode dificultar escolhas mas pode abrir horizontes de compreensão. Há também uma ligação fundamental entre simplexidade e bem viver. + +## Finalidade e causalidade + + O erro é não apenas reduzir o universo da vida, do homem, da sociedade ao das + máquinas artificiais, é também redurzir o unoiverso das máquinas artificiais às + máquinas artificiais. O erro está na recionalização cibernética que só quer ou + só pode ver no ser vivo e no ser social uma máqiuna lubrificada e funcional que + pde para ser mais lubrificada e mais funcionalizada para sempre. Tal + racionalização finalitária se torna simétrica à antiga causalidade elementar, + pois, como esta, ela expulsa a incerteza e a complexidade. O erro é o mesmo do + pensamento tecnocrático que fez da máquina o eídolon de toda vida, o novo + ídolo, a rainha do mundo robotizado! A finalidade é certamente uma emergência + cibernética da vida, mas ela emerge na complexidade. Que seja no nível do + organismo, do indivíduo da reprodução da espécie, do ecossistema, da sociedade, + a ideia de finalidade deve ser simultaneamente integrada e relativizada, ou + seja, complexificada. É uma noção que não é nem clara, ne distinta, mas + pestanejante. A complexidade a desmultiplica, mas também a escurece. Os + objetivos práticos, as operações funcionais, são claros e evidentes, mas eles + se engrenam nas finalidades cada ve menos claras e menos evidentes... + + -- 325 + + A dialógica, as dialéticas endo-exocausais têm um caráter aleatório. Quer dizer + que a causalidade complexa comporta um princípio de incerteza: nem o passado nem + o futuro podem ser inferidos diretamente do presente (Maruyama, 1974). Não pode + mais haver nem explicação segura do passado nem futurologia arrogante: pode-se, + deve-se construir cenários possíveis e improváveis para o passado e para o futuro. + + É preciso compreender que mesmo a causalidade pode ter um efeito ínfimo, ou, + pelo contrário, devido às retroações amplificadoras, desestruturadoras, + morfogenéticas que ela desencadeará, ser como uma avalanche durante séculos e + séculos. + + -- 329 |