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authorSilvio Rhatto <rhatto@riseup.net>2016-12-06 18:52:53 -0200
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+++ b/books/vida/arte-de-viver.mdwn
@@ -271,3 +271,186 @@ Trechos
da ilusão.
-- 84
+
+ Por meio ainda da técnica rudimentar da imagem, o indivíduo aprende a modelar
+ as suas atitudes existenciais segundo os retratos-robôs que dele traça a
+ psicologia moderna. Os seus tiques e manias pessoais se tornam os meios pelos
+ quais o poder o integra nos seus esquemas. A miséria da vida cotidiana atinge o
+ ápice ao pôr-se em cena na tela. Do mesmo modo que a passividade do consumidor
+ é uma passividade ativa, a passividade do espectador reside na sua capacidade
+ de assimilar papéis para depois desempenhá-los de acordo com as normas
+ oficiais. A repetição de imagens, os estereótipos oferecem uma série de modelos
+ na qual cada um deve escolher um papel. O espetáculo é um museu de imagens, um
+ armazém de sombras chinesas. É também um teatro experimental. O homem-
+ consumidor se deixa condicionar pelos estereótipos (lado passivo) segundo os
+ quais modela os seus diferentes comportamentos (lado ativo). Dissimular a
+ passividade, renovando as formas de participação espetacular e a variedade de
+ estereótipos, é aquilo a que hoje se
+
+ -- 85
+
+ Os papéis são desmanchados pela força da resistência da experiência vivida, e
+ assim a espontaneidade arrebenta o abscesso da inautencidade e da
+ pseudo-atividade.
+
+ -- 86
+
+ A habilidade em desempenhar e lidar com os papéis determina o lugar ocupado na
+ hierarquia do espetáculo. A decomposição do espetáculo prolifera os
+ estereótipos e os papéis, os quais justamente por isso caem no ridículo, e
+ roçam demasiado perto a sua negação, isto é, o gesto espontâneo (1,2)
+
+ A identificação é o caminho de entrada no papel. A necessidade de se
+ identificar com ele é mais importante para a estabilidade do poder que a
+ escolha dos modelos de identifiicação. A identificação é um estado doentio,
+ mas só as identificações acidentais caem na categoria oficial chamada ”doença
+ mental”.O papel tem por função vampirizar a vontade de viver (3) O papel
+ representa a experiência vivida, porém ao mesmo tempo a reifica. Ele também
+ oferece consolo pela vida que ele empobrece, tornando-se assim um prazer
+ substituto e neurótico. É importante se libertar dos papéis recolocando-os no
+ domínio do lúdico(4)
+
+ [...]
+
+ O peso do inautêntico suscita uma reação violenta, quase biológica, do querer-viver.
+
+ -- 87
+
+ Os nossos esforços, aborrecimentos, fracassos, o absurdo dos nossos atos provêm
+ na maioria das vezes da imperiosa necessidade em que nos encontramos de
+ desempenhar papéis híbridos, papéis que parecem responder aos nossos
+ verdadeiros desejos, mas que na verdade são antagônicos a eles. “Queremos
+ viver”, dizia Pascal, “de acordo com a idéia dos outros, numa vida imaginária.
+ E por isso cultivamos aparências.
+
+ -- 88
+
+ Aonde a sociedade do espetáculo vai buscar os seus novos estereótipos? Ela os
+ encontra graças à injeção de criatividade que impede que alguns papéis se
+ conformem ao estereótipo decadente ( da mesma forma que a linguagem se renova
+ em contato com as formas populares). Graças, em outras palavras, ao elemento de
+ jogo que transforma os papéis.
+
+ -- 89
+
+ a identificação – o princípio do teste de Szondi (psiquiatra que representou
+ uma oposição à linha dura stalinista dentro da URSS) é bem conhecido. O
+ paciente é convidado a escolher, no meio de 48 fotos de doentes em estado de
+ crise paroxística, os rostos que lhe inspiram simpatia ou aversão.
+ Invariavelmente são escolhidos os indivíduos que apresentam uma pulsão que o
+ paciente aceita, ao passo que são rejeitados aqueles que expressam pulsões que
+ ele rejeita. A partir dos resultados o psquiatra constrói um perfil pusional do
+ qual se serve para liberar o paciente ou para dirigi-lo ao crematório
+ climatizado dos hispitais psiquiátricos.
+
+ Consideremos agora os imperativos da sociedade do consumo, uma sociedade na
+ qual a essência do homem é consumir: consumir Coca-cola, literatura, idéias,
+ sexo, arquitetura, TV, poder. Os bens de consumo, as ideologias, os
+ estereótipos, são as fotos de um formidável teste de Szondi no qual cada um de
+ nós é convidado a tomar parte, não por meio de uma simples escolha, mas por um
+ compromisso, por uma atividade prática.
+
+ -- 90
+
+ Pode-se considerar que as pesquisas de mercado, as técnicas de motivação, as
+ sondagens de opinião, os inquéritos sociológicos, o estruturalismo são parte
+ desse projeto, não importa o quão anárquicas e débeis possam ser ainda suas
+ contribuições. Faltam a coordenação e a racionalização? Os cibernéticos
+ tratarão disso, se lhes dermos a chance.
+
+ [...]
+
+ A doença mental não existe. É uma categoria cômoda para agrupar e afastar os
+ casos em que a identificação não ocorreu de forma apropriada. Aqueles que o
+ poder não pode governar nem matar, são rotulados de loucos. Aí se encontram os
+ extremistas e os megalomaníacos do papel. Encontram-se também os que riem dos
+ papéis ou os recusam.
+
+ -- 91
+
+ Papel, Reich, couraça.
+
+ -- 92
+
+ Quanto mais nos desligamos do papel, melhor manipulamos contra o adversário. Quanto
+ mais evitamos o peso das coisas, mais conquistamos leveza de movimentos.
+ Os amigos não ligam muito para as formas...Discutem abertamente, certos de que
+ não podem machucar um ao outro. Onde a comunicação real é buscada, os equívocos
+ não são um crime.
+
+ -- 94
+
+ Quanto mais se esgota aquilo que tem por função estiolar a vida cotidiana, mais
+ o poderio da vida vence o poder dos papéis. Esse é o início da inversão de
+ perspectiva. É nesse nível que a nova teoria revolucionária deve se concentrar
+ a fim de abrir a brecha que leva à superação. Dentro da era do cálculo e da
+ suspeita inaugurada pelo capitalismo e pelo stalinismo, opõe-se e constrói-se
+ uma fase clandestina de tática, a era do jogo.
+
+ O estado de degradação do espetáculo, as experiência individuais, as
+ manifestações coletivas de recusa fornecem o contexto para o desenvolvimento de
+ táticas práticas para lidar com os papéis. Coletivamente é possível suprimir os
+ papéis. A criatividade espontânea e o ambiente festivo que fluem livremente nos
+ momentos revolucionários oferecem exemplos numerosos disso. Quando a alegria
+ ocupa o coração do povo não existe líder ou encenação que dele se possa
+ apoderar.
+
+ -- 99
+
+ Segundo Hans Selye, o teórico do estresse, a síndrome geral da adaptação possui
+ três fases: a reação de alarme, a fase de resistência e a fase de esgotamento.
+ No plano do parecer, o homem soube lutar pela eternidade, mas , no plano da
+ vida autêntica, ainda se encontra na fase da adaptação animal: reação
+ espontânea na infância, consolidação na maturidade, esgotamento na velhice. E,
+ hoje em dia, quanto mais as pessoas buscam o plano do parecer, mais o cadáver
+ do caráter efêmero e incoerente do espetáculo demonstra que elas vivem como um
+ cão e morrem como um tufo de erva seca. Não pode estar longe o dia em que se
+ reconhecerá que a organização social criada pelo homem para transformar o mundo
+ segundo os seus desejos não serve mais a esse objetivo. E que ela não passa de
+ um sistema de proibição que impede a criação de uma forma superior de
+ organização e o uso de técnicas de libertação e realização individuais que o
+ homem forjou por meio da história da apropriação privada, da exploração do
+ homem pelo homem e do poder hierárquico.
+
+ -- 102
+
+ Colocar a serviço do imutável a ideologia do progresso e da mudança cria um
+ paradoxo que nada, de agora em diante, pode esconder à consciência , nem
+ justificar diante dela. Neste universo em que a técnica e o conforto se
+ expandem, vemos que os seres se fecham em si mesmos, endurecem, vivem
+ mesquinhamente, morrem por coisas sem importância. É um pesadelo no qual nos
+ prometeram uma liberdade absoluta e nos deram um metro cúbico de autonomia
+ individual, rigorosamente controlada pelos vizinhos. Um espaço-tempo da
+ mesquinhez e do pensamento pequeno.
+
+ -- 105
+
+ Ninguém tem o direito de ignorar que a força do condicionamento o habitua a
+ sobreviver com um centésimo do seu potencial de viver.
+
+ -- 107
+
+ O revoltado sem outro horizonte além do muro das coações corre o risco de
+ quebrar a cabeça nele ou de defendê-lo um dia com uma teimosa estupidez. Já que
+ se apreender na perspectiva das coações é sempre olhar no sentido desejado pelo
+ poder, quer para recusá-lo, quer para aceitá-lo. Assim o homem se encontra no
+ fim da linha, coberto de podridão como diz Rosanov. Limitado por todos os
+ lados, ele resite a qualquer intrusão, e monta guarda sobre si mesmo,
+ zelosamente, sem perceber que se tornou estéril: que mantém vigílila sobre um
+ cemitério.
+
+ [...]
+
+ Como as pessoas mais inclinadas aos acordos comprometedores sempre consideram
+ uma incomensurável glória permanecerem íntegras em um ou dois pontos
+ específicos!
+
+ Nenhum laço é mais difícil de romper que aquele no qual o indivíduo se prende a
+ si próprio quando sua revolta se perde dessa forma. Quando ele coloca a sua
+ liberdade a serviço da não-liberdade, o aumento da força da não-liberdade que
+ resulta disso o escraviza. Ora, pode acontecer que nada se assemelhe tanto à
+ não-liberdade quanto o esforço em direção à liberdade, mas a não- liberdade tem
+ como particularidade que uma vez comprada ela perde todo o seu valor, mesmo que
+ seu preço seja tão alto quanto a liberdade.
+
+ -- 114-115