aboutsummaryrefslogtreecommitdiff
path: root/docs/social/etica.md
diff options
context:
space:
mode:
Diffstat (limited to 'docs/social/etica.md')
-rw-r--r--docs/social/etica.md213
1 files changed, 109 insertions, 104 deletions
diff --git a/docs/social/etica.md b/docs/social/etica.md
index 70a2354..a49f368 100644
--- a/docs/social/etica.md
+++ b/docs/social/etica.md
@@ -1,153 +1,158 @@
# Conjunto de Princípios Éticos
-Baseado nos [princípios das mídias e grupos livres](https://encontro.fluxo.info/Principal/ConjuntoDePrincipiosEticos).
+Baseado nos [princípios das mídias e grupos livres][].
+
+[princípios das mídias e grupos livres]: https://encontro.fluxo.info/Principal/ConjuntoDePrincipiosEticos
0. Sobre a mobilidade dos princípios: Todos os princípios podem ser a qualquer
-momento modificados ou abandonados desde que não sejam mais a expressão
-imanente das relações que se constituem através das ações coletivas.
+ momento modificados ou abandonados desde que não sejam mais a expressão
+ imanente das relações que se constituem através das ações coletivas.
1. Sobre a autonomia: grupos e mídias livres renunciam e se recusam a recorrer
-a qualquer entidade política que não a si próprias para constituir sua
-legalidade e sua normatividade, por acreditar que a sua única fonte legítima é
-sua emergencia a partir dos laços de confiança e solidarieade entre
-participantes e de cada participante com os coletivos por eles constituídos.
-
+ a qualquer entidade política que não a si próprias para constituir sua
+ legalidade e sua normatividade, por acreditar que a sua única fonte legítima
+ é sua emergencia a partir dos laços de confiança e solidarieade entre
+ participantes e de cada participante com os coletivos por eles constituídos.
+
2. Sobre a apropriação pública: As mídias e os grupos livres defendem e
-promovem a apropriação pública dos meios de produção (rejeita a sua apropriação
-privada) e, em específico dos meios de produção de bens simbólicos e culturais
-e aos produtos do trabalho intelectual e imaterial.
+ promovem a apropriação pública dos meios de produção (rejeita a sua
+ apropriação privada) e, em específico dos meios de produção de bens
+ simbólicos e culturais e aos produtos do trabalho intelectual e imaterial.
3. Sobre o licenciamento: As mídias e os grupos livres usam licenciamento
-livre, apoiam explicitamente os novos direitos autorais e consideram
-especialmente inaceitável a apropriação privada do trabalho intelectual /
-imaterial. aqui, bem que podia aparecer alguma vinculação das licenças com
-propostas de escambo, economia solidária, moeadas locais, permacultura,
-comércio justo... tipo: inventar uma licença que permitisse a circulação em
-sistemas de mercado não-capitalistas. Talvez, exigindo para isso o
-consentimento (tácito?) dos envolvidos
+ livre, apoiam explicitamente os novos direitos autorais e consideram
+ especialmente inaceitável a apropriação privada do trabalho intelectual /
+ imaterial. aqui, bem que podia aparecer alguma vinculação das licenças com
+ propostas de escambo, economia solidária, moeadas locais, permacultura,
+ comércio justo... tipo: inventar uma licença que permitisse a circulação em
+ sistemas de mercado não-capitalistas. Talvez, exigindo para isso o
+ consentimento (tácito?) dos envolvidos
4. Sobre o acesso público: As mídias e os grupos livres criam plataformas de
-comunicação mediática e espaços simbólicos de acesso público em que se rejeita
-absolutamente a monopolização vertical da produção mediática; embora
-estabeleçam princípios éticos e políticos para o acesso aos suportes, não há
-controle sobre a produção de "conteúdo", permitindo que uma pluralidade de
-organizações possam se utilizar dos mesmos canais de comunicação.
+ comunicação mediática e espaços simbólicos de acesso público em que se
+ rejeita absolutamente a monopolização vertical da produção mediática; embora
+ estabeleçam princípios éticos e políticos para o acesso aos suportes, não há
+ controle sobre a produção de "conteúdo", permitindo que uma pluralidade de
+ organizações possam se utilizar dos mesmos canais de comunicação.
5. Sobre a diversidade: As mídias e os grupos livres visam aumentar a
-diversidade dos pontos de vista e estimular o debate argumentativo, recusa
-apoiar práticas da política institucional e veda o proselitismo religioso,
-político-institucional e/ou propaganda comercial.
+ diversidade dos pontos de vista e estimular o debate argumentativo, recusa
+ apoiar práticas da política institucional e veda o proselitismo religioso,
+ político-institucional e/ou propaganda comercial.
6. Sobre a gestão: As mídias e os grupos livres usam e desenvolvem
-sistematicamente mecanismos de gestão anti-hierárquicos e baseados na geração
-de consensos a partir da argumentação pública; ou seja, rejeitam (ou evitam ao
-máximo), como práticas de organização: a representação política e a votação
-plebiscitária. A divisão funcional é adotada com ponderação, sob avaliação
-coletiva e de maneira ocasional.
+ sistematicamente mecanismos de gestão anti-hierárquicos e baseados na
+ geração de consensos a partir da argumentação pública; ou seja, rejeitam (ou
+ evitam ao máximo), como práticas de organização: a representação política e
+ a votação plebiscitária. A divisão funcional é adotada com ponderação, sob
+ avaliação coletiva e de maneira ocasional.
7. Sobre as invenções: As mídias e os grupos livres propiciam e estimulam a
-invenção estética, tecnológica e política, na medida em que tomam a organização
-social, a cultura e o corpo como realidades dignas de serem transformados e
-aperfeiçoados. Nesse sentido, as mídias e os grupos livres defendem a liberdade
-de conhecimento e de acesso a ele; para contribuir com a concretização destas
-liberdades, as mídias e os grupos livres incentivam o uso de softwares livres e
-a publicação em formatos livres (.ogg para áudio, .png para imagens, etc.) e
-em, caso isso não seja possível, em formatos proprietários mas que sejam
-públicos (.rtf e .pdf para textos, .mpg para vídeos, etc.). As mídias e os
-grupos livres não incentivam o uso de formatos proprietários (.doc para texto,
-.ppt para apresentação de slides, etc.).
+ invenção estética, tecnológica e política, na medida em que tomam a
+ organização social, a cultura e o corpo como realidades dignas de serem
+ transformados e aperfeiçoados. Nesse sentido, as mídias e os grupos livres
+ defendem a liberdade de conhecimento e de acesso a ele; para contribuir com
+ a concretização destas liberdades, as mídias e os grupos livres incentivam o
+ uso de softwares livres e a publicação em formatos livres (.ogg para áudio,
+ .png para imagens, etc.) e em, caso isso não seja possível, em formatos
+ proprietários mas que sejam públicos (.rtf e .pdf para textos, .mpg para
+ vídeos, etc.). As mídias e os grupos livres não incentivam o uso de formatos
+ proprietários (.doc para texto, .ppt para apresentação de slides, etc.).
8. Sobre as pesquisas e as metodologias: As mídias e os grupos livres promovem
-a pesquisa, o desenvolvimento e pratica de metodologias para a apropriação dos
-recursos de comunicação pelos públicos, através do que buscam transformar em
-práticas cotidianas dos cidadãos a produção de comunicação mediática e o seu
-uso público político.
+ a pesquisa, o desenvolvimento e pratica de metodologias para a apropriação
+ dos recursos de comunicação pelos públicos, através do que buscam
+ transformar em práticas cotidianas dos cidadãos a produção de comunicação
+ mediática e o seu uso público político.
9. Sobre a expansão e a organização em redes: A lógica de expansão das mídias e
-grupos livres segue a de formação dos rizomas (e não da árvores): formam novas
-organizações quando o contingente de participantes aumenta, adensam as
-interconexões (comunicação lateral) entre as organizações e evitam que
-indivíduos e grupos de influência se coloquem no lugar de intermediários
-políticos.
+ grupos livres segue a de formação dos rizomas (e não da árvores): formam
+ novas organizações quando o contingente de participantes aumenta, adensam as
+ interconexões (comunicação lateral) entre as organizações e evitam que
+ indivíduos e grupos de influência se coloquem no lugar de intermediários
+ políticos.
10. Sobre doações: Se recebem dinheiro, o fazem apenas como doação, ou seja:
-qualquer apoiador deve saber que seus recursos não serão empregados senão para
-os fins estritos de criação de espaços comunicativos livres, sendo vedadas as
-práticas de mercantismo cultural, social ou político. Tais doações são aceitas
-apenas se anônimas (isto é, não publicizadas). Dinheiro governamental ou
-empresarial não é aceito.
+ qualquer apoiador deve saber que seus recursos não serão empregados senão
+ para os fins estritos de criação de espaços comunicativos livres, sendo
+ vedadas as práticas de mercantismo cultural, social ou político. Tais
+ doações são aceitas apenas se anônimas (isto é, não publicizadas). Dinheiro
+ governamental ou empresarial não é aceito.
11. Sobre auto-sustentabilidade: As mídias e grupos livres estimulam a geraçãoo
-de mecanismos de autosustentabilidade (ou "autodependência") local e
-comunitária. Exemplos: venda de camisetas, comidas, rifas, organização de
-festas, mostra de videos, etc. Tratam-se de atividades criadas e organizadas
-para estimular a vivência em coletivo e a escapar das práticas capitalistas. É
-recomendável que, dentro dos grupos e entre eles, exista uma socialização dos
-recursos e que os individuos também adotem essa prática, compartilhando
-recursos pessoais com o coletivo, para criar ambientes de solidariedade
-comunitária, onde ninguém seja excluído por falta de recursos.
+ de mecanismos de autosustentabilidade (ou "autodependência") local e
+ comunitária. Exemplos: venda de camisetas, comidas, rifas, organização de
+ festas, mostra de videos, etc. Tratam-se de atividades criadas e
+ organizadas para estimular a vivência em coletivo e a escapar das práticas
+ capitalistas. É recomendável que, dentro dos grupos e entre eles, exista
+ uma socialização dos recursos e que os individuos também adotem essa
+ prática, compartilhando recursos pessoais com o coletivo, para criar
+ ambientes de solidariedade comunitária, onde ninguém seja excluído por
+ falta de recursos.
12. Sobre a gestão financeira: Para garantir essas condições de financiamento,
-toda a gestão financeira das mídias e grupos livres é publica: tanto as
-informações contábeis quanto a participação nas decisões são acessíveis às
-pessoas concernidas nas ações desta organização.
+ toda a gestão financeira das mídias e grupos livres é publica: tanto as
+ informações contábeis quanto a participação nas decisões são acessíveis às
+ pessoas concernidas nas ações desta organização.
13. Sobre a privacidade: As mídias e os grupos livres defendem a
-inviolabilidade da intimidade e a privacidade do indivíduo, especialmente
-contra sua exploração capitalista, por meio de dispositivos de identificação de
-padrões comportamentais. No caso da implementação de sistemas emergentes de
-identificação de padrões de uso nas plataformas das mídias e grupos livres,
-todos os concernidos têm pleno acesso ao seu funcionamento e os podem alterar
-sempre que desejarem (através de processos de formação argumentativa de
-consensos, vide acima).
+ inviolabilidade da intimidade e a privacidade do indivíduo, especialmente
+ contra sua exploração capitalista, por meio de dispositivos de
+ identificação de padrões comportamentais. No caso da implementação de
+ sistemas emergentes de identificação de padrões de uso nas plataformas das
+ mídias e grupos livres, todos os concernidos têm pleno acesso ao seu
+ funcionamento e os podem alterar sempre que desejarem (através de processos
+ de formação argumentativa de consensos, vide acima).
14. Sobre a espetacularização: As mídias e os grupos livres não se utilizam da
-espetacularização ou maravilhização. Quer dizer, realmente estamos precisados
-de conceituar e expressar verbalmente o que estamos tomando sob
-"espetacularização" e "maravilhização": quase a totalidade dos grupos de hoje
-trabalham demais com a espetacularização: as ações que escolhem são as mais
-espetacularizadas possíveis (tanto é que não vemos os grupos trabalharem com a
-mesma intensidade em coisas de base ou em estrutura), eles tem uma preocupação
-imensa em mostrar o que estão fazendo, em trabalhar com mídia, etc. Isso deve
-ser uma herança da dita mídia tática e de mais um monte de coisa e acho que
-deveriam ser analisados, tem que ter uma crítica. Porque às vezes os logotipos
-parecem surgir antes mesmo das ações.
+ espetacularização ou maravilhização. Quer dizer, realmente estamos
+ precisados de conceituar e expressar verbalmente o que estamos tomando sob
+ "espetacularização" e "maravilhização": quase a totalidade dos grupos de
+ hoje trabalham demais com a espetacularização: as ações que escolhem são as
+ mais espetacularizadas possíveis (tanto é que não vemos os grupos
+ trabalharem com a mesma intensidade em coisas de base ou em estrutura),
+ eles tem uma preocupação imensa em mostrar o que estão fazendo, em
+ trabalhar com mídia, etc. Isso deve ser uma herança da dita mídia tática e
+ de mais um monte de coisa e acho que deveriam ser analisados, tem que ter
+ uma crítica. Porque às vezes os logotipos parecem surgir antes mesmo das
+ ações.
15. Sobre uma sociedade livre: As mídias e os grupos livres comprometem-se com
-o projeto de construção de uma sociedade livre, igualitária e com respeito ao
-meio ambiente.
+ o projeto de construção de uma sociedade livre, igualitária e com respeito
+ ao meio ambiente.
16. Sobre a garantia de expressão: As mídias e os grupos livres trabalham no
-sentido de garantir um espaço para que qualquer pessoa, grupo (de afinidade
-política, de ação direta, de artivismo) e movimento social - que estejam em
-sintonia com esses objetivos - possam publicar sua própria versão dos fatos.
+ sentido de garantir um espaço para que qualquer pessoa, grupo (de afinidade
+ política, de ação direta, de artivismo) e movimento social - que estejam em
+ sintonia com esses objetivos - possam publicar sua própria versão dos
+ fatos.
17. Sobre a distinção entre produtor/a e consumidor/a: As mídias e os grupos
-livres trabalham no sentido de romper o papel de espectador(a) passivo/a e
-transformando a prática midiática ao romper com a mediação do/a jornalista
-profissional e com a interferência de editores/as no conteúdo das matérias.
+ livres trabalham no sentido de romper o papel de espectador(a) passivo/a e
+ transformando a prática midiática ao romper com a mediação do/a jornalista
+ profissional e com a interferência de editores/as no conteúdo das matérias.
18. Sobre a transformação da sociedade: As mídias e os grupos livres favorecem
-conteúdos informacionais sobre transformação social ou que retratem as
-realidades dos/as oprimidos/as ou as lutas dos novos movimentos. Sobre a
-união: As mídias e os grupos livres trabalham no sentido de unir esforços para
-uma real democratização da sociedade, primando sempre por privilegiar a
-perspectiva dos/as oprimidos/as. Em função disso, esperamos uma atitude
-construtiva e tolerante entre os/as participantes do sítio; afinal, queremos
-juntar forças, não lutar entre nós.
+ conteúdos informacionais sobre transformação social ou que retratem as
+ realidades dos/as oprimidos/as ou as lutas dos novos movimentos. Sobre a
+ união: As mídias e os grupos livres trabalham no sentido de unir esforços
+ para uma real democratização da sociedade, primando sempre por privilegiar
+ a perspectiva dos/as oprimidos/as. Em função disso, esperamos uma atitude
+ construtiva e tolerante entre os/as participantes do sítio; afinal,
+ queremos juntar forças, não lutar entre nós.
19. Sobre a intolerância: As mídias e os grupos livres lutam contra o racismo,
-o sexismo e outros tipos de intolerância.
+ o sexismo e outros tipos de intolerância.
20. Sobre a remuneração pelo trabalho: As mídias e os grupos livres funcionam
-exclusivamente a partir de trabalho voluntário.
+ exclusivamente a partir de trabalho voluntário.
21. Sobre a capitalização sobre trabalho: As mídias e os grupos livres não
-devem permitir que seus voluntários/as capitalizem em cima do seu trabalho
-voluntário, seja adicionando tal trabalho em seu currículo ou seja por obter
-benesses através do uso do nome do grupo ou da mídia livre.
+ devem permitir que seus voluntários/as capitalizem em cima do seu trabalho
+ voluntário, seja adicionando tal trabalho em seu currículo ou seja por
+ obter benesses através do uso do nome do grupo ou da mídia livre.
-## Outros códigos de conduta
+## Outros princípios éticos coletivos
* [Debian Social Contract, Version 1.0](https://www.debian.org/social_contract.1.0).
* Projeto Tor: