aboutsummaryrefslogtreecommitdiff
path: root/aulas/ambientes.rst
blob: d4c63a975cb9a4659406129a8dfa6d330ac41b63 (plain)
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
2. Ambientes de desenvolvimento
===============================

- Neste curso será adotado o sistema operacional GNU/Linux como plataforma básica de trabalho.
- Porém, o conteúdo do curso pode ser facilmente adaptado para outros sistemas, como é o caso do MacOSX.
- Se você usa Windows, recomendamos:
  - A criação de uma máquina virtual em GNU/Linux usando o Vagrant de acordo com a aula de `DevOps <devops.html>`_.
  - Ou o uso do Cygwin juntamente com seu editor de textos favorito.

2.1 - Ambiente básico e a guerra dos editores de texto
------------------------------------------------------

2.1 - Ambiente básico
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

- Editor de texto ou IDE: produz código.
- Emulador de terminal: execução de tarefas.
- Navegador web: ambiente de teste.

2.1 - Editores
~~~~~~~~~~~~~~

- Vantagens dos IDEs (NetBeans, Eclipse, Aptana, etc):
  - Facilidade de uso.
  - Ambiente de desenvolvimento integrado.
- Vantagens dos editores de texto (Atom, Emacs, VIM, Notepad++, gedit etc):
  - Simplicidade.
  - Performance.

2.2 - Emulador de terminal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

- Despacha comandos para sistemas.
- Comandos podem ser automatizados.

2.3 - Fluxo de trabalho
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

- Diário de bordo: de um arquivo de texto a um blog sobre desenvolvimento.
- Organização de pastas.
- Backups.

Roteiro do screencast:

::

    # Criando uma pasta para projetos
    mkdir ~/projetos

    # Criando a pasta do nosso projeto
    mkdir ~/projetos/blogatico

    # Criando a estrutura básica do seu projeto
    cd ~/projetos/blogatico
    touch README.md ChangeLog TODO.md

2.4 - Scripts e templates
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

- Scripts e atalhos de produtividade.
- Templates de desenvolvimento.

2.5 - Atividades
----------------

#. Teste diversos editores de textos e IDEs disponíveis para sua plataforma de desenvolvimento. Avalie cada um deles em termos de performance, funcionalidades, facilidade de uso e adaptação. A preferência pela plataforma de desenvolvimento varia muito de pessoa para pessoa: tente descobrir a sua!

#. Crie uma pasta para o seu projeto.

Referências
-----------

- `Atom <https://atom.io/>`_.
- `Lime Text Editor <http://limetext.org/>`_.