1. Metodologias e técnicas de produtividade =========================================== 1.1 - O que são boas práticas em desenvolvimento? ------------------------------------------------- 1.1 - Apresentação do professor e do curso ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ - Silvio Rhatto, desenvolvedor autodidata. - Curso dividido em aulas independentes umas das outras. - O curso completo é acompanhado pelo desenvolvimento de uma pequena aplicação. 1.1 - O que são boas práticas de desenvolvimento? ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ - Trata-se de *organização* no trabalho para que ele flua. - Não há um único caminho: existem inúmeras metodologias e técnicas. - Vou ensinar as mais *simples* e que tendem a resistir ao tempo. - Foco em Software Livre e Aberto (FOSS). - Experimente diversas metodologias, técnicas e ferramentas e monte seu próprio kit! 1.2 - Mitos e verdades do desenvolvimento ----------------------------------------- - Dificuldades essenciais e acidentais. - Linearidade: pessoa-mês (Lei de Brooks). - Métricas: dificuldade de se estimar o tempo gasto. - Deterioramento natural do software! 1.3 - Metodologias pessoais --------------------------- Queremos evitar: - Cabeça cheia de ruído. - Ansiedade. - Procrastinação. - Empacamento. Queremos: - Simplicidade sem comprometer funcionalidade (KISS). - Excelência (melhoria incremental) ao invés de perfeccionismo obssessivo. 1.3 - Metodologias pessoais - Básico ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ - Fundamental: fazer fluir a criatividade. - Evitar distrações e preocupações. - Uma tarefa por vez. - Foco na missão. - Fazer o essencial. - Método não é lei, é sugestão de caminho. Você descobriu que é multi-tarefas e funciona melhor assim? Ok! :) 1.3 - Metodologias pessoais - Pomodoro ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ É uma técnica simples para execução de tarefas: - Material: alarme e lista de tarefas. - Escolha uma tarefa e anote na sua lista. - Ajuste o cronômetro (25 minutos tradicionalmente). - Trabalhe na tarefa até o cronômetro disparar. Marque um X na lista ao lado da tarefa. - Pare por um tempo curto (5 minutos, por exemplo). - Depois de 4 pomodoros, faça uma pausa mais longa (15 a 30 minutos). 1.4 - Metodologias pessoais - Get Things Done (GTD) --------------------------------------------------- É uma técnica para organização do fluxo de tarefas: - Colete: apareceu na sua frente? Coloque para fora da cabeça! - Processe. - Organize. - Planeje. - Faça! - Workflow: https://en.wikipedia.org/wiki/Getting_Things_Done#/media/File:GTDcanonical.png 1.5 - Metodologias pessoais - Zen to Done (ZTD) ----------------------------------------------- - ZTD é um GTD simplificado e mais estruturado. - Tenha uma rotina. - Reduza as suas tarefas ao essencial. - Comece o dia realizando as tarefas importantes. Não se perca. - Sugestão do chef: ZTD com Pomodoro! 1.6 - Metodologias em equipe ---------------------------- 1.6 - A Catedral e o Bazar ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ - Eficiência do código aberto. - Agile: conjunto de princípios. 1.6 - Metodologias populares ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ - Scrum: metodologia de gerenciamento de projetos. - XP: metodologia de engenharia de software. - Kanban: controle coletivo de tarefas. - TDD: técnica de desenvolvimento guiada por testes. - Híbridação: Scrumban + XP :D 1.7 - Começando um projeto -------------------------- 1.7 - Etapas ~~~~~~~~~~~~ - Etapa 0: descoberta, brainstorm e levantamento de escopo! - Qual ou quais problemas a serem atacados? - Como definir o projeto e seu escopo? O que é e o que não é? - Quais soluções possíveis? Qual a escolhida? - A ser realizado em conjunto pel equipe de desenvolvimento e quaisquer partes envolvidas (clientes, por exemplo). - Descrição em alto nível. - Etapa 1: pesquisa do que já existe: quais projetos abarcam os problemas? No que deixam a desejar? - Etapa 2: planejamento inicial: bootstrap, provas de conceito, etc. - Etapa 3: aplicar um conjunto de metodologias mas principalmente *realizar* o projeto. Imagens: * Diagramas jocosos de problema/solução. 1.8 - Projeto de exemplo ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 0. Descoberta: * Problema: garantir que o aluno, ao concluir este curso, possua um blog simples para relatar suas descobertas em desenvolvimento de software (knowledge base / bagagem de conhecimento pessoal). * Escopo: * O blog deve ser construido de acordo com as ferramentas abordadas neste curso. * Quanto mais simples, melhor: fácil de construir e confortável para manter e consultar (afinal, não queremos gastar tempo no futuro mantendo esse projeto). * Que dificilmente se torne tecnologicamente obsoleto: sem base de dados, com o mínimo de programação e formato de edição simples. * Que dependa o mínimo de bibliotecas e aplicações externas. * Que seja fácil de hospedar em qualquer local, fácil de fazer backup e que possa facilmente ser transformado noutros formatos (livro). * Soluções: * Criar um blog em qualquer lugar e fazer backups na unha? Pouco elegante e não atende a todos os requisitos. * Criar um blog em HTML simples e subir manualmente para um servidor? Não, queremos algo entre a web 1.0 e a web contemporânea. * Que tal criarmos um blog gerado estaticamente, isto é, um conjunto de arquivos simples de editar e que são compilados num site que possa ser facilmente enviado para um servidor como qualquer outra aplicação web? 1. Pesquisa: pesquise pesquise pesquise! O que você encontrou? 2. Bootstrap: por hora precisamos apenas de um nome e o resto será abordado durante o curso! Curiosamente, nomear um projeto é a etapa mais difícil, mas hoje estamos criativos e chamaremos de "blogático", um blog prático :P 3. Realização: quer ver como o projeto pode ser realizado? Continue com o curso! :P 1.8 - Atividades ---------------- #. Adote a técnica Pomodoro numa tarefa grande e importante do seu dia. Você pode usar qualquer cronômetro disponível -- do seu computador, do telefone, do relógio de pulso ou mesmo um timer de cozinha. Permaneça apenas realizando a tarefa importante em cada bloco de 25 minutos. Avalie a eficácia do método: ele te ajudou? #. Para este curso, definimos o nosso projeto de exemplo como sendo um website/blog bem simples. Você pode fazer o mesmo ou então escolher qualquer projeto que queira fazer usando qualquer linguagem de programação e adaptar as atividades propostas nas aulas seguintes de acordo com o seu caso. Sugerimos apenas que você escolhe um nome para o seu projeto, mesmo que temporário! Mas lembre-se: nomes tem poder! :) #. Pesquise geradores de site estáticos (static site generators). O que você encontrou? #. Bônus: esboce um documento simples de escopo para o seu projeto. Ele pode ser um importante guia nas fases iniciais. Referências ----------- - `Best coding practices - Wikipedia, the free encyclopedia `_. - `Best practices for software development projects `_. - `Boas práticas de engenharia de software \| Guia da Startup e da Gestão de Produtos de Software `_. - `Boas Práticas de Desenvolvimento – melhorando o seu dia-a-dia `_. - `Melhores Práticas para Desenvolvimento de Sistemas e Software `_. - `Arquitetura, padrões, projetos e boas práticas sobre desenvolvimento de software - georgemendonca `_. - `HOME -The Pomodoro Technique® `_. - `Técnica de Pomodoro: Melhorar a Produtividade \| Freelancer e Produtividade `_ - `Técnica pomodoro – Wikipédia, a enciclopédia livre `_. - `Zen to Done - ZTD - Lucas Teixeira `_. - `Zen To Done (ZTD): The Simple Productivity System : zen habits `_. - `Time management - Wikipedia, the free encyclopedia `_. - `Princípios por trás do Manifesto Ágil `_. - `Manifesto para o desenvolvimento ágil de software `_. - https://www.mountaingoatsoftware.com/blog/differences-between-scrum-and-extreme-programming - http://manifesto.co.uk/kanban-vs-scrum-vs-xp-an-agile-comparison/