2. Ambientes de desenvolvimento =============================== - Neste curso será adotado o sistema operacional GNU/Linux como plataforma básica de trabalho. - Porém, o conteúdo do curso pode ser facilmente adaptado para outros sistemas. - Se você usa Windows ou MacOSX para desenvolvimento e quiser seguir normalmente o curso, recomendamos a criação de uma máquina virtual em GNU/Linux usando o Vagrant de acordo com a aula de `DevOps `_. 2.1 - Ambiente básico e a guerra dos editores de texto ------------------------------------------------------ 2.1 - Ambiente básico ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ - Editor de texto ou IDE: produz código. - Emulador de terminal: execução de tarefas. - Navegador web: ambiente de teste. 2.1 - Editores ~~~~~~~~~~~~~~ - Vantagens dos IDEs (NetBeans, Eclipse, Aptana, etc): - Ambiente de desenvolvimento integrado. - Vantagens dos editores de texto (Atom, Emacs, VIM, Notepad++, gedit etc): - Simplicidade. - Performance. 2.2 - Emulador de terminal ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 2.3 - Fluxo de trabalho ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ - Diário de bordo: de um arquivo de texto a um blog sobre desenvolvimento. - Organização de pastas. - Backups. 2.4 - Scripts e templates ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ - Scripts de produtividade. - Templates de desenvolvimento. Atividades ---------- #. Teste diversos editores de textos e IDEs disponíveis para sua plataforma de desenvolvimento. Avalie cada um deles em termos de performance, funcionalidades, facilidade de uso e adaptação. A preferência pela plataforma de desenvolvimento varia muito de pessoa para pessoa: tente descobrir a sua! #. Crie uma pasta para o seu projeto. Referências ----------- - `Atom `_. - `Lime Text Editor `_.