From 5adb5f1c4d41de2983aa571f698e3c27438a793b Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: Silvio Rhatto Date: Fri, 6 Nov 2015 20:18:26 -0200 Subject: Licenciamento --- aulas/licencas.rst | 124 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++------- 1 file changed, 108 insertions(+), 16 deletions(-) (limited to 'aulas') diff --git a/aulas/licencas.rst b/aulas/licencas.rst index e837df4..2bf3bad 100644 --- a/aulas/licencas.rst +++ b/aulas/licencas.rst @@ -14,41 +14,133 @@ 3.2 - Domínio Público ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ -- Obras sem direitos autorais. -- Existe direito moral (autores/as podem reinvindicar a autoria). - -3.2 - New BSD -~~~~~~~~~~~~~ +* Obras sem direitos autorais, isto é, não protegidas por legislação de autor. +* Existe direito moral (autores/as podem reinvindicar a autoria). +* Trabalhos podem ser modificados e vendidos mesmo sem citar a fonte. +* Obra "doada ao infinito". 3.2 - MIT ~~~~~~~~~ -3.3 - GNU GPL -------------- +* Próxima do domínio público. +* Trabalhos derivados podem se tornar proprietários. +* Permite sublicenciamento. +* Exemplos de software sob esta licença: Ruby on Rails, Node.js e jQuery. + +3.2 - Estilo BSD +~~~~~~~~~~~~~~~~ + +* Similar à Licença MIT. +* Família de licenças. +* Exemplo: New BSD: permite redistribuição (fontes e binários): + + * Desde que mantido o texto de copyright. + * Desde que o nome dos/as autores não seja usado para promover produtos derivados. + * Mas exime autores(as) de quaisquer responsabilidade advindas do software. + +3.2 - Vantagens e desvantagens +~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ + +Vantagens: + +* Facilmente legível (licenças pequenas). +* Flexibilidade: aderência a modelos de negócios. + +Desvantagens: + +* Trabalhos podem se tornar proprietários. +* Contribuições não necessariamente voltam à origem. + +3.3 - Copyleft: GNU GPL +----------------------- + +3.3 - Histórico +--------------- + +* Custom crescente e comodificação do software. +* Ameaça ao "commons" hacker. +* Free Software Foundation. +* Licença copyleft "viral": garante as liberdades + +3.3 Quatro liberdades do software livre +--------------------------------------- + +* 0. Rodar. +* 1. Estudar. +* 2. Redistribuir. +* 3. Melhorar. -Quatro liberdades do software livre: +Exemplo: `licença desta documentação `_. -- 0. Rodar. -- 1. Estudar. -- 2. Redistribuir. -- 3. Melhorar. +3.3 - Sabores +~~~~~~~~~~~~~ + +* GNU GPL: licença padrão. +* GNU FDL: para documentação. +* GNU Affero: requer o fornecimento de código fonte. -* Exemplo: `licença desta documentação `_. +3.3 - Open Source versus Free Software +-------------------------------------- + +* Free Software: liberdade como princípio. +* Open Source: código aberto favorece negócios. 3.4 - Creative Commons ---------------------- +* Conjunto de licenças (7 licenças padrão). +* Escopo abrangente. Em geral usado para o que não é software. +* Formato simples, longo e compreensível por máquina. +* Parâmetros: + + * Atribuição. + * Compartilhamento sob a mesma licença. + * (Não-)comercial. + * Permite ou não trabalhos derivados. + 3.5 - Outras licenças --------------------- 3.5 - Apache ~~~~~~~~~~~~ -3.5 - Mozilla -~~~~~~~~~~~~~ +* Similar às licenças BSD e MIT. +* Linguagem mais adaptada ao direito. +* Dá permissão ao uso de quaisquer patentes dos autores que estejam no código. +* Exemplo: Android. + +3.5 - MPL (Mozilla) +~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ + +* Hibridação da New BSD com a GPL: balanço entre o mundo livre e o proprietário. +* Código em MPL deve permanecer em MPL. +* Mas código MPL pode ser mesclado com código proprietário. +* Exemplo: Mozilla Firefox (integra com plugins proprietários). + +3.6 - Licenciando o seu trabalho +-------------------------------- + +3.5 - Escolhendo a licença +~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ + +* Compatibilidade entre licençar (distribuição e linkagem). +* Sublicenciamento. +* Você pode criar sua própria licença! +* Você pode licenciar o seu trabalho sob múltiplas licenças. 3.6 Atividades -------------- #. Escolha uma licença para o seu projeto. -#. Entre no gerador de licenças do CreativeCommons e gere uma licença. Guarde o código de embarcação da mesma para inseri-la no seu projeto. + +#. Caso seu projeto possua conteúdo que não seja apenas software (ícones, imagens, etc), entre no gerador de licenças do CreativeCommons e gere uma licença. Guarde o código de embarcação da mesma para inseri-la no seu projeto. + +#. Bônus: escreva uma pequena licença de software. Isso pode lhe ajudar a entender melhor o que você acha importante numa licença. + +Referências +----------- + +* `TLDRLegal `_. +* `Open Source Initiative `_. +* `CreativeCommons Brasil `_. +* `Free Software Foundation — working together for free software `_. -- cgit v1.2.3