From 5dfa72778db3fa3d3cf3d7bf7b06c92f9630c3f7 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: Silvio Rhatto Date: Sun, 1 Nov 2015 18:51:14 -0200 Subject: Separa plano de aulas da ementa --- README.rst | 104 +++++++++---------------------------------------------------- 1 file changed, 14 insertions(+), 90 deletions(-) (limited to 'README.rst') diff --git a/README.rst b/README.rst index 44b7512..926a7b8 100644 --- a/README.rst +++ b/README.rst @@ -3,21 +3,23 @@ You can adapt this file completely to your liking, but it should at least contain the root `toctree` directive. +.. toctree:: + :maxdepth: 2 + Boas Práticas em Desenvolvimento ================================ Ementa ------ -- Título do curso: Boas Práticas em Desenvolvimento de Software. -- Professores: Silvio Rhatto. -- Tempo estimado de dedicação do aluno e agenda de comprometimento - sugerida: 40 horas. -- Público alvo e Pré-requisitos: o curso é orientado a - desenvolvedores(as) de software que já possuem ao menos um - conhecimento básico em programação e que necessitam melhorar sua - produtividade ou mesmo trabalhar em time de maneira fluida. -- Dificuldade do curso: intermediário. +- Título do curso: Boas Práticas em Desenvolvimento de Software. +- Professores: Silvio Rhatto. +- Tempo estimado de dedicação do aluno e agenda de comprometimento + sugerida: 40 horas. +- Público alvo e Pré-requisitos: o curso é orientado a + desenvolvedores(as) de software que já possuem ao menos um + conhecimento básico em programação e que necessitam melhorar sua + produtividade ou mesmo trabalhar em time de maneira fluida. Currículo do professor ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ @@ -58,10 +60,9 @@ Ao concluir o curso, o(a) aluno(a) terá condições de: Estrutura do curso ~~~~~~~~~~~~~~~~~~ -O curso será dividido em 8 aulas, sendo cada aula organizada nos -seguintes capítulos: +O curso será dividido em 9 aulas, sendo cada aula organizada nos seguintes capítulos: -1. `Metodologias e técnicas de produtividade `_. +1. `Metodologias e técnicas de produtividade `_. 2. `Ambientes de desenvolvimento eficientes `_. 3. `Licenças de software `_. 4. `Controle de versão e social coding `_. @@ -69,6 +70,7 @@ seguintes capítulos: 6. `Segurança e privacidade `_. 7. `Quando (não) reinventar a roda `_. 8. `Lidando com os clientes `_. +9. `Encerramento `_. Os capítulos serão organizados na forma de: @@ -101,81 +103,3 @@ Material Didático Sugestão de Bibliografia: - O Mítico Homem-Mês. - -Plano de aulas --------------- - -1. Metodologias e técnicas de produtividade. - -- Apresentação do professor e do curso. -- O que são boas práticas de desenvolvimento? -- Mitos e verdades do desenvolvimento. -- A catedral e o bazar: Lei de Linus. -- Metodologias pessoais. - - - Pomodoro. - - GTD. - - ZTD. - -- Metodologias em equipe. - - - Agile. - - Scrum. - -2. Ambientes de desenvolvimento eficientes. - -- A guerra dos editores de texto e IDEs. -- Ambiente de desenvolvimento eficiente e confortável. -- Backups e ferramentaria. -- Criando seus templates de desenvolvimento. -- Mantendo um diário de bordo e uma base de conhecimento. - -3. Licenças de software. - -- GPL. -- BSD. -- Apache. -- Creative Commons. -- Domínio Público. - -4. Controle de versão e social coding. - -- O que é? Pra que serve? -- Quais sistemas existem? -- Focando no git e no git-flow. -- Versionando desde o dia 0. -- Social coding (gitlab, github, etc). - -5. DevOps: desenvolvendo e orquestrando. - -- Vagrant, docker, KVM e afins. -- Ambientes reprodutíveis. -- Integração contínua usando o `Travis CI `_. -- Fazendo o deploy: - - - SSH e rsync. - - Permissões. - -6. Segurança e privacidade. - -- Segurança começa no desenvolvimento. -- Use bibliotecas consolidadass! -- Princípio das permissões mínimas. -- Criptografia básica: - - - Assinaturas digitais. - - Comunicação cifrada. - -- Certificados x509 para SSL/TLS/HTTPS. - -7. Quando (não) reinventar a roda. - -- Antipatterns. -- Inferno de dependências. -- Documentação: lendo e escrevendo. - -8. Lidando com os clientes. - -- Como fazer / Apresentar uma proposta comercial para um cliente? -- Items essenciais de uma proposta. -- Como cobrar (por hora ou por projeto). -- cgit v1.2.3