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authorSilvio Rhatto <rhatto@riseup.net>2015-11-06 20:18:26 -0200
committerSilvio Rhatto <rhatto@riseup.net>2015-11-06 20:18:26 -0200
commit5adb5f1c4d41de2983aa571f698e3c27438a793b (patch)
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parent5fbe457864ef2d1540811fc4b388d2ae0ec26493 (diff)
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Licenciamento
-rw-r--r--aulas/licencas.rst124
1 files changed, 108 insertions, 16 deletions
diff --git a/aulas/licencas.rst b/aulas/licencas.rst
index e837df4..2bf3bad 100644
--- a/aulas/licencas.rst
+++ b/aulas/licencas.rst
@@ -14,41 +14,133 @@
3.2 - Domínio Público
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
-- Obras sem direitos autorais.
-- Existe direito moral (autores/as podem reinvindicar a autoria).
-
-3.2 - New BSD
-~~~~~~~~~~~~~
+* Obras sem direitos autorais, isto é, não protegidas por legislação de autor.
+* Existe direito moral (autores/as podem reinvindicar a autoria).
+* Trabalhos podem ser modificados e vendidos mesmo sem citar a fonte.
+* Obra "doada ao infinito".
3.2 - MIT
~~~~~~~~~
-3.3 - GNU GPL
--------------
+* Próxima do domínio público.
+* Trabalhos derivados podem se tornar proprietários.
+* Permite sublicenciamento.
+* Exemplos de software sob esta licença: Ruby on Rails, Node.js e jQuery.
+
+3.2 - Estilo BSD
+~~~~~~~~~~~~~~~~
+
+* Similar à Licença MIT.
+* Família de licenças.
+* Exemplo: New BSD: permite redistribuição (fontes e binários):
+
+ * Desde que mantido o texto de copyright.
+ * Desde que o nome dos/as autores não seja usado para promover produtos derivados.
+ * Mas exime autores(as) de quaisquer responsabilidade advindas do software.
+
+3.2 - Vantagens e desvantagens
+~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
+
+Vantagens:
+
+* Facilmente legível (licenças pequenas).
+* Flexibilidade: aderência a modelos de negócios.
+
+Desvantagens:
+
+* Trabalhos podem se tornar proprietários.
+* Contribuições não necessariamente voltam à origem.
+
+3.3 - Copyleft: GNU GPL
+-----------------------
+
+3.3 - Histórico
+---------------
+
+* Custom crescente e comodificação do software.
+* Ameaça ao "commons" hacker.
+* Free Software Foundation.
+* Licença copyleft "viral": garante as liberdades
+
+3.3 Quatro liberdades do software livre
+---------------------------------------
+
+* 0. Rodar.
+* 1. Estudar.
+* 2. Redistribuir.
+* 3. Melhorar.
-Quatro liberdades do software livre:
+Exemplo: `licença desta documentação </LICENSE.html>`_.
-- 0. Rodar.
-- 1. Estudar.
-- 2. Redistribuir.
-- 3. Melhorar.
+3.3 - Sabores
+~~~~~~~~~~~~~
+
+* GNU GPL: licença padrão.
+* GNU FDL: para documentação.
+* GNU Affero: requer o fornecimento de código fonte.
-* Exemplo: `licença desta documentação </LICENSE.html>`_.
+3.3 - Open Source versus Free Software
+--------------------------------------
+
+* Free Software: liberdade como princípio.
+* Open Source: código aberto favorece negócios.
3.4 - Creative Commons
----------------------
+* Conjunto de licenças (7 licenças padrão).
+* Escopo abrangente. Em geral usado para o que não é software.
+* Formato simples, longo e compreensível por máquina.
+* Parâmetros:
+
+ * Atribuição.
+ * Compartilhamento sob a mesma licença.
+ * (Não-)comercial.
+ * Permite ou não trabalhos derivados.
+
3.5 - Outras licenças
---------------------
3.5 - Apache
~~~~~~~~~~~~
-3.5 - Mozilla
-~~~~~~~~~~~~~
+* Similar às licenças BSD e MIT.
+* Linguagem mais adaptada ao direito.
+* Dá permissão ao uso de quaisquer patentes dos autores que estejam no código.
+* Exemplo: Android.
+
+3.5 - MPL (Mozilla)
+~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
+
+* Hibridação da New BSD com a GPL: balanço entre o mundo livre e o proprietário.
+* Código em MPL deve permanecer em MPL.
+* Mas código MPL pode ser mesclado com código proprietário.
+* Exemplo: Mozilla Firefox (integra com plugins proprietários).
+
+3.6 - Licenciando o seu trabalho
+--------------------------------
+
+3.5 - Escolhendo a licença
+~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
+
+* Compatibilidade entre licençar (distribuição e linkagem).
+* Sublicenciamento.
+* Você pode criar sua própria licença!
+* Você pode licenciar o seu trabalho sob múltiplas licenças.
3.6 Atividades
--------------
#. Escolha uma licença para o seu projeto.
-#. Entre no gerador de licenças do CreativeCommons e gere uma licença. Guarde o código de embarcação da mesma para inseri-la no seu projeto.
+
+#. Caso seu projeto possua conteúdo que não seja apenas software (ícones, imagens, etc), entre no gerador de licenças do CreativeCommons e gere uma licença. Guarde o código de embarcação da mesma para inseri-la no seu projeto.
+
+#. Bônus: escreva uma pequena licença de software. Isso pode lhe ajudar a entender melhor o que você acha importante numa licença.
+
+Referências
+-----------
+
+* `TLDRLegal <https://tldrlegal.com>`_.
+* `Open Source Initiative <http://opensource.org/>`_.
+* `CreativeCommons Brasil <https://br.creativecommons.org/>`_.
+* `Free Software Foundation — working together for free software <https://www.fsf.org/?set_language=pt>`_.