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Expressão corporal como processo de desrobotização.
## Sumário
Sessão prática para dançar salsa em estilo livre! Dance só ou em companhia!
Afugente o tédio e a angústia balançando sua carcaça!
Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre dança, muito menos a ideia de
que para dançar é preciso já "saber" dançar.
## Descrição
Seguindo o exemplo do projeto [Tour Delírio](https://tourdelirio.com), esta é
uma iniciativa de re-aproximação entre música, dança e tecnologias de expressão
e socialização no contexto do capitalismo de vigilância que, além de coletar
informações, também induz comportamentos, reconfigurando não apenas o corpo
como principalmente o seu movimento.
Gleick já apontara, em seu livro sobre Informação o fato que "os tambores
`[africanos]` transmitiam informações. Em suas próprias culturas, em certos casos
um tambor podia ser um instrumento de sinalização, bem como o clarim e o sino,
usados para transmitir um pequeno conjunto de mensagens: atacar; recuar; ir à
igreja. Mas eles `[europeus]` jamais poderiam imaginar que os tambores falassem."
Tambores codificam informação muito antes de Morse ou Shannon terem seus
insights. A dança é uma resposta ao som do tambor e, em muitos casos, também
retroalimenta a execução musical nas situações de contato direto entre quem
baila e quem toca a percussão.
A dança, longe de ser uma manifestação puramente "emocional' (para quem opera
este tipo de divisão), também utiliza diversos recursos cognitivos de noção
espacial e de poliritmia que podem ser entendidos dentro do esquema de
agrupamentos de Piaget: é a partir da experimentação do sistema motor que surge
o pensamento abstrato, que posteriormente pode incidir de volta nas execuções
motoras.
Mas chega de bláblablá e vamos dançar! Nesta prática ninguém falará nada:
ouviremos música enquanto coreografamos de acordo com nossas percepções e
afetos, passeando do broacast (alguém propondo passos) ao multicast (todo mundo
se influenciando). Dialogaremos apenas usando nossos corpos.
## Notes
Necessário um local com chão liso porém não escorregadio e onde seja possível
tocar música em volume razoável sem causar nas outras atividades.
## Roteiro
|| Música || Movimentações ||
|| Wendell Rivera - Manhattan || Alongamentos: ombros, braços, plexo solar, pernas ||
|| Richard Bona & Mandekan Cubano - Jokoh Jokoh || Ouvir e bater a clave ||
|| Idem || Posição de dança européia versus afrocubana ||
|| Idem || Pés marcando o tempo ||
|| Idem || Idem, andando ||
|| Idem || Idem, em dupla ||
|| Idem || Idem, fazendo figuras diversas, em dupla ||
|| Idem || Pés marcando os três tempos e a pausa da salsa ||
|| Idem || Idem, andando pra frente e pra trás ||
|| Idem || idem, andando pra frente e pra trás alternadamente ||
|| Idem || Passo básico da salsa, no tempo ||
|| Idem || Passo básico lateral ||
|| DJ Alexio - Primera || Improvisação múltipla ||
|| La Maxima 79 - Fabry's Swing || Improvisação múltipla ||
|| Rio Salsa - Mezcla || Improvisação múltipla ||
|| Papucho & Manana - Tu Papi soy Jo || Improvisação múltipla ||
|| JG el Dueño del Party || Improvisação múltipla ||
|| Los 4 - Arrebatate || Improvisação múltipla ||
|| Los 4 - Lo Que Tengo Yo || Improvisação múltipla ||
|| Calle Real - Rompiendo Murallas || Improvisação múltipla ||
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