[[!meta title="CriptoSalsa"]] Expressão corporal como processo de desrobotização. ## Sumário Sessão prática para dançar salsa em estilo livre! Dance só ou em companhia! Afugente o tédio e a angústia balançando sua carcaça! Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre dança, muito menos a ideia de que para dançar é preciso já "saber" dançar. ## Descrição Seguindo o exemplo do projeto [Tour Delírio](https://tourdelirio.com), esta é uma iniciativa de re-aproximação entre música, dança e tecnologias de expressão e socialização no contexto do capitalismo de vigilância que, além de coletar informações, também induz comportamentos, reconfigurando não apenas o corpo como principalmente o seu movimento. Gleick já apontara, em seu livro sobre Informação o fato que "os tambores `[africanos]` transmitiam informações. Em suas próprias culturas, em certos casos um tambor podia ser um instrumento de sinalização, bem como o clarim e o sino, usados para transmitir um pequeno conjunto de mensagens: atacar; recuar; ir à igreja. Mas eles `[europeus]` jamais poderiam imaginar que os tambores falassem." Tambores codificam informação muito antes de Morse ou Shannon terem seus insights. A dança é uma resposta ao som do tambor e, em muitos casos, também retroalimenta a execução musical nas situações de contato direto entre quem baila e quem toca a percussão. A dança, longe de ser uma manifestação puramente "emocional' (para quem opera este tipo de divisão), também utiliza diversos recursos cognitivos de noção espacial e de poliritmia que podem ser entendidos dentro do esquema de agrupamentos de Piaget: é a partir da experimentação do sistema motor que surge o pensamento abstrato, que posteriormente pode incidir de volta nas execuções motoras. Mas chega de bláblablá e vamos dançar! Nesta prática ninguém falará nada: ouviremos música enquanto coreografamos de acordo com nossas percepções e afetos, passeando do broacast (alguém propondo passos) ao multicast (todo mundo se influenciando). Dialogaremos apenas usando nossos corpos. ## Notes Necessário um local com chão liso porém não escorregadio e onde seja possível tocar música em volume razoável sem causar nas outras atividades. ## Roteiro || Música || Movimentações || || Wendell Rivera - Manhattan || Alongamentos: ombros, braços, plexo solar, pernas || || Richard Bona & Mandekan Cubano - Jokoh Jokoh || Ouvir e bater a clave || || Idem || Posição de dança européia versus afrocubana || || Idem || Pés marcando o tempo || || Idem || Idem, andando || || Idem || Idem, em dupla || || Idem || Idem, fazendo figuras diversas, em dupla || || Idem || Pés marcando os três tempos e a pausa da salsa || || Idem || Idem, andando pra frente e pra trás || || Idem || idem, andando pra frente e pra trás alternadamente || || Idem || Passo básico da salsa, no tempo || || Idem || Passo básico lateral || || DJ Alexio - Primera || Improvisação múltipla || || La Maxima 79 - Fabry's Swing || Improvisação múltipla || || Rio Salsa - Mezcla || Improvisação múltipla || || Papucho & Manana - Tu Papi soy Jo || Improvisação múltipla || || JG el Dueño del Party || Improvisação múltipla || || Los 4 - Arrebatate || Improvisação múltipla || || Los 4 - Lo Que Tengo Yo || Improvisação múltipla || || Calle Real - Rompiendo Murallas || Improvisação múltipla ||