From 0cbaea55bf303860b6b75756f97179367bf4e130 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: Silvio Rhatto Date: Fri, 22 Jun 2018 22:16:22 -0300 Subject: Books: Sobre a Brevidade da Vida --- books/vida/brevidade.md | 209 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 1 file changed, 209 insertions(+) create mode 100644 books/vida/brevidade.md diff --git a/books/vida/brevidade.md b/books/vida/brevidade.md new file mode 100644 index 0000000..4e21a25 --- /dev/null +++ b/books/vida/brevidade.md @@ -0,0 +1,209 @@ +[[!meta title="Sobre a brevidade da vida"]] + +* [Seneca On The Shortness Of Life](https://archive.org/details/SenecaOnTheShortnessOfLife). +* [Sobre a Brevidade da Vida - Sêneca](http://lelivros.love/book/baixar-livro-sobre-a-brevidade-da-vida-seneca-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/). + +## Trechos + + A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a + realização das maiores coisas, se a empregamos bem. Mas, quando ela se esvai no + luxo e na indiferença, quando não a empregamos em nada de bom, então, + finalmente constrangidos pela fatalidade, sentimos que ela já passou (4) por + nós sem que tivéssemos percebido. O fato é o seguinte: não recebemos uma vida + breve, mas a fazemos, nem somos dela carentes, mas esbanjadores. Tal como + abundantes e régios recursos, quando caem nas mãos de um mau senhor, + dissipam-se num momento, enquanto que, por pequenos que sejam, se são confiados + a um bom guarda, crescem pelo uso, assim também nossa vida se estende por muito + tempo, para aquele que sabe dela bem dispor. + + [...] + + Por que nos queixamos da Natureza? Ela mostrou-se benevolente: a vida, se + souberes utilizá-la, é longa. Mas uma avareza insaciável apossa-se de, um de + outro, uma laboriosa dedicação a atividades inúteis, um embriaga-se de vinho, + outro entorpece-se na inatividade; a este, uma ambição sempre dependente das + opiniões alheias o esgota, um incontido desejo de comerciar leva aquele a + percorrer todas as terras e todos os mares, na esperança de lucro; a paixão + pelos assuntos militares atormenta alguns, sempre preocupados com perigos + alheios ou inquietos com seus próprios; há os que, por uma servidão voluntária, + se desgastam numa ingrata solicitude a seus superiores; (2) a busca da beleza + de um outro ou o cuidado com sua própria ocupa a muitos; a maioria, que não + persegue nenhum objetivo fixo, é atirada a novos desígnios por uma vaga e + inconstante leviandade, desgostando-se com isso; alguns não definiram para onde + dirigir sua vida, e o destino surpreende-os esgotados e bocejantes, de tal + forma que não duvido ser verdadeiro o que disse, à maneira de oráculo, o maior + dos poetas: “Pequena é a parte da vida que (3) vivemos.” Pois todo o restante + não é vida, mas tempo. + + [...] + + Finalmente, todos concordam que um homem ocupado não pode fazer nada bem: não + pode se dedicar à eloqüência, nem aos estudos liberais, uma vez que seu + espírito, ocupado em coisas diversas, não se aprofunda em nada, mas, pelo + contrário, tudo rejeita, pensando que tudo lhe é imposto. Nada é menos próprio + do homem ocupado do que viver, pois não há outra coisa que seja mais difícil de + aprender. Professores das outras artes, há vários e por toda parte, dentre + algumas dessas, vemos crianças terem atingido tanta maestria, que chegam até a + ensiná-las. Deve-se aprender a viver por toda a vida, e, por mais que tu talvez + te espantes, a vida (4) toda é um aprender a morrer. Muitos dos maiores homens, + tendo afastado todos os obstáculos e renunciado às riquezas, a seus negócios e + aos prazeres, empregaram até o último de seus dias para aprender a viver, + contudo muitos deles deixaram a vida tendo confessado ainda não sabê-lo – e + muito menos ainda (5) o sabem os que mencionei acima. + + [...] + + Cada um faz precipitar sua vida e (9) padece da ânsia do futuro e de tédio + do presente. + + [...] + + Portanto não há por que pensar que alguém tenha vivido muito, por causa de suas + rugas ou cabelos brancos: ele não viveu por muito tempo, simplesmente foi por + muito tempo. Pensarias ter navegado muito, aquele que, tendo se afastado do + porto, foi apanhado por violenta tempestade, errou para cá e para lá e ficou a + dar voltas, conforme a mudança dos ventos e o capricho dos furacões, sem + contudo sair do lugar? Ele não navegou muito, mas foi muito acossado. + + [...] + + Os homens recebem pensões e aluguéis com muito prazer e concentram neles suas + preocupações, esforços e cuidados, mas ninguém dá valor ao tempo; usa-se dele a + rédeas soltas, como se nada custasse. Porém, quando doentes, se estão próximos + do perigo de morte, prostram-se aos joelhos dos médicos; ou, se temem a pena + capital, estão prontos a gastar todos os seus bens para viver. + Tamanha é a discórdia de seus (3) sentimentos! Se fosse possível apresentar a + cada um a conta dos anos futuros, da mesma forma que podemos fazer com os + passados, como tremeriam aqueles que vissem restar-lhes poucos anos e como os + poupariam! Pois, se é fácil administrar o que, embora curto, é certo, deve-se + conservar com muito cuidado o que não se pode saber (4) quando há de acabar. + Contudo não há por que pensar que eles ignoram que coisa preciosa é o tempo: + costumam dizer aos que amam muitíssimo que estão dispostos a lhes dar parte de + seus dias. E realmente dão, sem se aperceberem disto, mas dão de forma a + subtraírem vários anos a si, sem aumentar os daqueles. Mas ignoram o fato mesmo + de estarem perdendo seus anos, por isso lhes é tolerável a perda de um bem que + não é (5) notado. Ninguém devolverá teus anos, ninguém te fará voltar a ti + mesmo. Uma vez principiada, a vida segue seu curso e não reverterá nem o + interromperá, não se elevará, não te avisará de sua velocidade. Transcorrerá + silenciosamente, não se prolongará por ordem de um rei, nem pelo apoio do povo. + Correrá tal como foi impulsionada no primeiro dia, nunca desviará seu curso, + nem o retardará. Que sucederá? Tu estás ocupado, e a vida se apressa; por sua + vez virá a morte, à qual deverás te entregar, queiras ou não. + + 9 – 1: Pode haver algo mais estúpido que o modo de ver de alguns – falo + daqueles que deixam de lado a prudência. Ocupam-se para poder viver melhor: + armazenam a vida, gastando-a! Fazem seus planos a longo prazo; no entanto + protelar é do maior prejuízo para a vida: arrebata-nos cada dia que se oferece + a nós, rouba-nos o presente ao prometer o futuro. O maior impedimento para + viver é a expectativa, a qual tende para o amanhã e faz perder o momento + presente. Do que está nas mãos da Fortuna, dispões; o que está nas tuas, + despedes. Para onde ficas a olhar? Para que tendes? Tudo que está por vir se + assenta na incerteza: desde (2) já, vive! + + [...] + + O tempo presente é brevíssimo, tanto que a alguns parece não existir, pois está + sempre em movimento; flui e precipita-se; deixa de ser antes de vir a ser; é + tão incapaz de deter-se, quanto o mundo ou as estrelas, cujo infatigável + movimento não lhes permite permanecer no mesmo lugar. Pertence, pois, aos + ocupados, apenas o tempo presente, que é tão breve que não pode ser abarcado; e + este mesmo escapa-lhes, ocupados que estão em muitas coisas. + + [...] + + Dentre todos os homens, somente são ociosos os que estão disponíveis para a + sabedoria; eles são os únicos a viver, pois, não apenas administram bem sua + vida, mas acrescentam-lhe toda a eternidade. Todos os anos que se passaram + antes deles são somados aos seus. + + [...] + + Nenhum destes [filósofos] forçará tua morte, todos te ensinarão a morrer, + nenhum dissipará teus anos, mas te oferecerá os seus. Nunca a conversação com + eles será perigosa, fatal a amizade ou onerosa a deferência. Conseguirás deles + tudo o que quiseres: não será deles a culpa (2) se não tiveres exaurido tudo o + que desejas. Que felicidade, que bela velhice não aguarda o que se dispôs a ser + seu cliente! Ele terá com quem discutir sobre as menores, bem como sobre as + maiores, questões, a quem consultar diariamente sobre si mesmo, de quem ouvir a + verdade sem ofensa e ser louvado sem adulação, a cuja (3) semelhança se possa + moldar. Costumamos dizer que não está em nosso poder escolher os pais que a + sorte nos destinou, mas que nos foram dados ao acaso; contudo é nos permitido + ter um nascimento segundo a nossa escolha. Existem famílias dos mais nobres + espíritos: escolhe a qual delas queres pertencer, e receberás não apenas seu + nome, mas também seus próprios bens, que não terás de vigiar miserável e + mesquinhamente, pois, quanto mais forem partilhados pelos homens, maiores (4) + se tornarão. Estes te darão o acesso à eternidade, te elevarão àquelas alturas + de onde ninguém se precipita. Esta é a única maneira de prolongara existência + mortal e, até mais, de convertê-la em imortalidade. As dignidades, os + monumentos, tudo o que a ambição impôs por decretos, ou construiu com o suor, + depressa há de cair em ruínas: não há nada que a longa passagem dos anos não + destrua ou desordene. Mas ela não pode tocar nos conhecimentos que a sabedoria + consagrou, nenhuma idade os destruirá ou diminuirá, a seguinte e as sucessivas + sempre hão de aumentá-los ainda mais: pois a inveja tem olhos apenas para o que + está próximo de si, e admiramos com menos malícia o que está (5) distante. + Portanto a vida do filósofo estende-se por muito tempo, e ele não está + confinado nos mesmos limites que os outros. É o único a não depender das leis + do gênero humano: todos os séculos servem-no como a um deus. + + [...] + + É extremamente breve e agitada a vida dos que esquecem o passado, negligenciam + o presente e receiam o futuro; quando chegam ao termo de suas existências, os + pobres coitados compreendem tardiamente que (2) estiveram por longo tempo + ocupados em nada fazer. [...] + Não há ainda razão para se pensar que isto também seja uma prova de uma vida + longa: – o fato de muitas vezes os dias lhes parecerem longos, ou porque se + queixam de as horas custarem a passar até que chegue o momento do jantar; pois, + se porventura as ocupações os abandonam, sentem-se desertados e inquietam-se + mesmo no lazer, nem sabem como dispor dele ou matá-lo. Portanto anseiam por uma + ocupação qualquer, e todo intervalo de tempo entre duas ocupações lhes é um + fardo. E – por Hércules – tal é o que acontece quando se fixa a data dos + combates de gladiadores, ou quando se aguarda o dia de um outro gênero qualquer + de espetáculo ou divertimento: (4) desejam saltar os dias intermediários! + + [...] + + Em meio a grandes labutas, conseguem o que desejam e ansiosos conservam o que + conseguiram; entretanto não têm consciência de que o tempo nunca mais há de + voltar. Novas ocupações seguem-se às antigas; a esperança suscita esperança; a + ambição, ambição. + + [...] + + Portanto, meu caro Paulino, aparta-te da multidão e, já bastante acossado pela + duração de tua existência, não te afastes de um porto mais tranqüilo. Pensa + quantas vagas já te acometeram, quantas tempestades, de uma parte, já + suportaste na vida particular, quantas, de outra, suscitaste contra ti na vida + pública. Teu valor já foi suficientemente testado, em fatigantes e atormentadas + provas, o teu valor: tenta ver o que pode realizar no ócio. A maior parte de + tua vida, e certamente a melhor, foi dada à República, toma (2) também para ti + um pouco de teu tempo. Não te convoco a um retiro indolente e inativo, nem + a afogar todo o teu vigoroso caráter no sono ou nos prazeres caros à multidão: + isso não é estar em sossego. Encontrarás tarefas maiores que todas as que + cumpriste devotadamente até aqui, as quais executarás no retiro e livre de (3) + preocupações. + + [...] + + Recolhe-te a estas coisas mais tranqüilas, mais seguras, melhores! Acaso tu + pensas serem o mesmo estas duas coisas: cuidar que o trigo seja transportado ao + celeiro, intacto e a salvo da fraude ou negligência dos carregadores, que não + se estrague pela fermentação, que esteja bem seco, que seu peso e medida + confiram, e elevar-se às coisas sagradas e sublimes para conhecer qual é a + substância de deus, seu prazer, sua condição, sua forma, que destino aguarda + tua alma, que lugar a Natureza nos destina após nos separarmos do corpo, qual a + razão por que ela mantém os corpos mais pesados no centro do universo, suspende + os altos às regiões altas, eleva o fogo à mais alta, impele as estrelas às suas + trajetórias e ainda outras coisas cheias de notáveis (2) maravilhas? Abandona o + solo e volta-te a esses estudos! Agora, enquanto o sangue ferve, deve-se ir, + com determinação, para o melhor. + + [...] + + Portanto, quando vires freqüentemente uma toga pretexta ou um nome célebre no + fórum, não o invejes: essas coisas são adquiridas ao custo da vida. Para ligar + seu nome a um único ano, consumirão todos os seus anos. A uns, a vida abandonou + logo nas primeiras etapas, antes que tivessem atingido as alturas ambicionadas; + a outros, após terem galgado o cume das honras através de mil desonestidades, + sobrevém o triste pensamento: “ter trabalhado tanto por uma inscrição num + túmulo!” -- cgit v1.2.3