aboutsummaryrefslogtreecommitdiff
diff options
context:
space:
mode:
authorSilvio Rhatto <rhatto@riseup.net>2019-05-06 19:13:47 -0300
committerSilvio Rhatto <rhatto@riseup.net>2019-05-06 19:13:47 -0300
commitd0ae5493dd2f7871e4f49277a6089851eb505c46 (patch)
tree533879c5a7e610a959891cd29ae0a9dfcfb8811a
parent3b896bb5e21ae5cf5f49ff038d601e18fd46de2a (diff)
downloadblog-d0ae5493dd2f7871e4f49277a6089851eb505c46.tar.gz
blog-d0ae5493dd2f7871e4f49277a6089851eb505c46.tar.bz2
Events: 2019: CryptoRave
-rw-r--r--events/2019/cryptorave.md6
-rw-r--r--events/2019/cryptorave/criptosalsa.md91
-rw-r--r--events/2019/cryptorave/mil-e-uma-noites.md8
3 files changed, 105 insertions, 0 deletions
diff --git a/events/2019/cryptorave.md b/events/2019/cryptorave.md
new file mode 100644
index 0000000..de80aac
--- /dev/null
+++ b/events/2019/cryptorave.md
@@ -0,0 +1,6 @@
+[[!meta title="CryptoRave 2019"]]
+
+Atividades realizadas na [CryptoRave 2019](https://cryptorave.org):
+
+* [As 1001 Cartas do Baralho OPSEC](mil-e-uma-cartas).
+* [CriptoSalsa](criptosalsa).
diff --git a/events/2019/cryptorave/criptosalsa.md b/events/2019/cryptorave/criptosalsa.md
new file mode 100644
index 0000000..cc07c91
--- /dev/null
+++ b/events/2019/cryptorave/criptosalsa.md
@@ -0,0 +1,91 @@
+[[!meta title="CriptoSalsa"]]
+
+Expressão corporal como processo de desrobotização.
+
+## Sumário
+
+Sessão prática para dançar salsa em estilo livre! Dance só ou em companhia!
+Afugente o tédio e a angústia balançando sua carcaça!
+
+Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre dança, muito menos a ideia de
+que para dançar é preciso já "saber" dançar.
+
+## Descrição
+
+Seguindo o exemplo do projeto [Tour Delírio](https://tourdelirio.com), esta é
+uma iniciativa de re-aproximação entre música, dança e tecnologias de expressão
+e socialização no contexto do capitalismo de vigilância que, além de coletar
+informações, também induz comportamentos, reconfigurando não apenas o corpo
+como principalmente o seu movimento.
+
+Gleick já apontara, em seu livro sobre Informação o fato que "os tambores
+`[africanos]` transmitiam informações. Em suas próprias culturas, em certos casos
+um tambor podia ser um instrumento de sinalização, bem como o clarim e o sino,
+usados para transmitir um pequeno conjunto de mensagens: atacar; recuar; ir à
+igreja. Mas eles `[europeus]` jamais poderiam imaginar que os tambores falassem."
+
+Tambores codificam informação muito antes de Morse ou Shannon terem seus
+insights. A dança é uma resposta ao som do tambor e, em muitos casos, também
+retroalimenta a execução musical nas situações de contato direto entre quem
+baila e quem toca a percussão.
+
+A dança, longe de ser uma manifestação puramente "emocional' (para quem opera
+este tipo de divisão), também utiliza diversos recursos cognitivos de noção
+espacial e de poliritmia que podem ser entendidos dentro do esquema de
+agrupamentos de Piaget: é a partir da experimentação do sistema motor que surge
+o pensamento abstrato, que posteriormente pode incidir de volta nas execuções
+motoras.
+
+Mas chega de bláblablá e vamos dançar! Nesta prática ninguém falará nada:
+ouviremos música enquanto coreografamos de acordo com nossas percepções e
+afetos, passeando do broacast (alguém propondo passos) ao multicast (todo mundo
+se influenciando). Dialogaremos apenas usando nossos corpos.
+
+## Notes
+
+Necessário um local com chão liso porém não escorregadio e onde seja possível
+tocar música em volume razoável sem causar nas outras atividades.
+
+## Roteiro
+
+|| Música || Movimentações ||
+|| Wendell Rivera - Manhattan || Alongamentos: ombros, braços, plexo solar, pernas ||
+|| Richard Bona & Mandekan Cubano - Jokoh Jokoh || Ouvir e bater a clave ||
+|| Idem || Posição de dança européia versus afrocubana ||
+|| Idem || Pés marcando o tempo ||
+|| Idem || Idem, andando ||
+|| Idem || Idem, em dupla ||
+|| Idem || Idem, fazendo figuras diversas, em dupla ||
+|| Idem || Pés marcando os três tempos e a pausa da salsa ||
+|| Idem || Idem, andando pra frente e pra trás ||
+|| Idem || idem, andando pra frente e pra trás alternadamente ||
+|| Idem || Passo básico da salsa, no tempo ||
+|| Idem || Passo básico lateral ||
+|| DJ Alexio - Primera || Improvisação múltipla ||
+|| La Maxima 79 - Fabry's Swing || Improvisação múltipla ||
+|| Rio Salsa - Mezcla || Improvisação múltipla ||
+|| Papucho & Manana - Tu Papi soy Jo || Improvisação múltipla ||
+|| JG el Dueño del Party || Improvisação múltipla ||
+|| Los 4 - Arrebatate || Improvisação múltipla ||
+|| Los 4 - Lo Que Tengo Yo || Improvisação múltipla ||
+|| Calle Real - Rompiendo Murallas || Improvisação múltipla ||
+
+## BOM
+
+* [x] Baralho mais recente.
+* [x] Caixa de som.
+* [x] Cabo de áudio.
+* [x] Dispositivo com playlists.
+* [x] Playlist Baralho.
+* [x] Playlist Salsa.
+* [x] Roteiro salsa.
+* [x] Velas pretas, vermelhas etc.
+* [x] Isqueiro.
+* [x] Goró.
+* [x] Gorro.
+* [x] ~~Castiçais~~.
+* [x] ~~Capa~~.
+* [x] ~~Cartola~~.
+* [x] ~~Charutos~~.
+* [x] ~~Clave~~.
+* [x] ~~Lenço de rumbero~~.
diff --git a/events/2019/cryptorave/mil-e-uma-noites.md b/events/2019/cryptorave/mil-e-uma-noites.md
new file mode 100644
index 0000000..569c5dc
--- /dev/null
+++ b/events/2019/cryptorave/mil-e-uma-noites.md
@@ -0,0 +1,8 @@
+[[!meta title="As 1001 Cartas do Baralho OPSEC"]]
+
+Traga seu cobertor de mendigo, sua bebida favorita e uma comida calórica pra suportar
+o frio implacável numa madrugada em que contaremos histórias para nos manter com vida e com calor.
+
+Vamos compartilhar pão, vinho e causos num piquenique noturno à beira dos Grandes Expurgos.
+
+ATENÇÃO PANACAS: vai ficar pequeno pra quem ministrar Boa Noite Cinderela na moçada. Estamos de olho na qualidade do grogue.